Delcio Agliardi lança livro infantil que retrata descobertas e sofrimentos dos imigrantes italianos
“O avô do meu avô me contou” tem ilustrações do aquarelista Antônio Giacomin

Em sintonia com as comemorações dos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, o escritor Delcio Agliardi lança o livro infantil “O avô do meu vô me contou”. Com ilustrações do aquarelista Antonio Giacomin, a obra narra a história de uma menina que se encanta ao conhecer as descobertas e os sofrimentos da vida de seus antepassados, vindos de Bérgamo, no norte da Itália, em 1875.
O novo livro terá um lançamento aberto ao público com contação de história, sessão de autógrafos e venda dos exemplares no dia 19 de julho (sábado), às 16h, em um novo espaço cultural de Caxias do Sul, a Estação Téti, localizada no bairro São Pelegrino. A atividade é aberta a todos os públicos. A publicação da obra conta com financiamento do Financiarte, da Prefeitura de Caxias do Sul.
De acordo com Delcio, o tema das imigrações, dos refugiados e dos repatriados sempre lhe interessou, até mesmo por ser descendente de imigrantes italianos. “As razões e os motivos desse fenômeno histórico são conhecidos. No entanto, o mundo adultocêntrico, historicamente, pouco considerou as vivências das crianças quando deslocadas no espaço e no tempo por conta do fenômeno em curso. Geralmente há separação, sofrimento e tentativa de superação das dificuldades em novos territórios’”, destaca o autor.
- Ele explica que a história, quando narrada pela criança, sugere outra posição do olhar diante de um acontecimento. “Possibilita um afastamento para buscar compreender o que se passou, o que se passa com a gente, com o mundo”, afirma.
Publicado pela EDUCS, o livro conta ainda com o recurso de audiodescrição, permitindo que pessoas com deficiência visual possam ter acesso à narrativa, personagens e cenários descritos. O projeto gráfico e a diagramação ficaram a cargo de Vinícius Agliardi, a preparação de texto é da Roberta Regina Saldanha e a produção cultural é da Cali Gestão Cultural.
O autor
Delcio Agliardi iniciou a sua carreira literária com a poesia. Depois passou a se dedicar à publicação de obras de outros gêneros literários, priorizando a escrita para crianças. Já recebeu diversos prêmios literários e foi patrono de várias feiras do livro. Participa de projetos de arte e cultura e é patrono da bebeteca de uma escola de educação infantil.
É autor das obras: Duetto Poético (2015); A coruja de pernas tortas (2017); Rotas do Imaginário (2018); A caixa dourada (2019); Converso: poesia para a infância (2020); O quintal do totó (2021); Tatu sai da toca (2025) e O avô do meu avô me contou (2025). Professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), é doutor em Letras, com mestrado em Educação e licenciatura em Filosofia. Conforme ele, inventa histórias porque é um jeito de narrar, sentir e [con]viver.
O ilustrador
Antonio Giacomin é artista nascido em Caxias do Sul, onde, em 1980, iniciou-se no universo da pintura. Passa temporadas nos Estados Unidos, no México e na Europa, ministrando workshops. Além da produção artística, que o caracteriza e diferencia, Giacomin desenvolve cursos, oficinas criativas e palestras, atendendo também a compromissos de cunho artístico em diversos eventos no exterior.
O artista mantém com a China, Peru, Argentina e Chile uma relação profissional de longa data, tendo já participado de missões, festivais de arte, exibições, encontro de artistas, pinturas plein air e oferecendo workshops. Giacomin é autor e coautor de seis livros e ilustrou inúmeros. Em 2021 lançou na China o livro Antonio Giacomi n ʼs Guide to Watecolor Painting, que se trata de um alto nível de ensino em aquarela.
Programe-se
- O quê: lançamento do livro “O avô do meu vô me contou”, de Delcio Agliardi, com contação de história, sessão de autógrafos e venda dos exemplares
- Quando: dia 19 de julho (sábado), às 16h
- Onde: Estação Téti (Rua Dr. Augusto Pestana, 145 – São Pelegrino, Caxias do Sul – RS, 95034-060)
- Instagram: @escritordelcio
