Festa & Feira – O que brilha na 25ª Fenakiwi

Evento se encerra neste domingo, dia 20

Claudia Iembo
claudia@ofarroupilha.com.br

O segundo final de semana da 25ª Fdnakiwi atraiu, segundo informações da assessoria de imprensa da prefeitura, mais de 32 mil visitantes que circularam pelo parque e prestigiaram os mais de 30 shows e apresentações artísticas realizadas nos três palcos do evento. A grande novidade ficou por conta do passeio de helicóptero que sobrevoou Farroupilha proporcionando uma experiência inusitada. Mais uma vez circulamos pela feira em busca de conteúdos e de encontros que trazem além de novas informações, o orgulho de pertencermos a uma cidade como a nossa.

Soberanas sob o olhar de Kelin Francischet

Ela foi a rainha da 23ª Fenakiwi e agora acompanha o trio nesta edição, emprestando toda sua experiência

Hoje, quem desfila como rainha pelos corredores da 25ª Fenakiwi é Vitória Albuquerque Bartelle, acompanhada das princesas Maria Eduarda Anceski Busch e Suelen Vitória Olszeski, mas lá em 2018 o título era de Kelin Francischet, que exibiu sua beleza e simpatia na 23ª Fenakiwi. Nesta edição que está acontecendo, Kelin acompanha as soberanas assessorando-as em diversos assuntos. “Minha atenção e cuidados a elas têm um olhar materno, trocamos muitas informações, elas tiram dúvidas comigo e como estou ligada à moda, contribuo nos detalhes dos vestidos também”, diz Kelin que está ao lado do trio desde março deste ano.

Atualmente Kelin é Diretora de Departamento da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte, Lazer e Juventude, mas também tem sua trajetória profissional ligada à moda sob medida. Foi dela a sugestão de as soberanas usarem, nesta Fenakiwi, vestidos das edições passadas para que se cumprissem objetivos importantes. “É uma forma de resgatar a história da Fenakiwi e também representa uma grande economia para a prefeitura. Mantivemos os vestidos como foram concebidos e o que fazemos é um ajuste ou outro”, explica a moça de 33 anos que tem em sua lista o sonho de produzir os vestidos das soberanas futuramente.

  • “Olhando para o trio fico recordando o que vivi há alguns anos. Dá saudade, mas estou muito feliz de poder estar aqui, auxiliando com minha experiência”, finaliza com o brilho no olhar e a empatia de quem mantém a majestade.

Celito Contini conquista paladar dos visitantes

Logo na entrada do terceiro pavilhão da Fenakiwi, dedicado às agroindústrias familiares, bem ao lado de onde a fruta está sendo oferecida para degustação, encontramos Celito Contini, o produtor de kiwi que foi o Agricultor Destaque em 2022. Contini, que conheceu a fruta no Chile, em 1991, diz estar surpreso com as vendas de kiwi nesta edição do evento. “Estamos vendendo mais que o esperado porque as pessoas descobriram todos os benefícios da fruta e o fato de estarmos ao lado do estande de degustação tem ajudado”, afirma o produtor que em duas horas vendeu 400 caixas de kiwi, na sexta-feira, 11/07.
Segundo ele, o kiwi amarelo – mais doce e menos ácido – é o que está sendo mais procurado. Uma caixinha de 600 gramas, com oito kiwis, está sendo vendida por R$ 10,00. A família Contini, que está trabalhando unida nas vendas no estande, segue preparada para o último fim de semana da festa!

Contini: surpreso comas vendas de kiwi. Foto: Claudia Iembo

5quattro Design apresenta suas soluções

Que churrasco é inerente ao gaúcho todo mundo sabe. A novidade fica por conta dos diferentes modos de assar carnes e neste ponto, a 5quattro Design, especializada em soluções corporativas e residenciais em mobiliários e decoração, está surpreendendo os visitantes com o lançamento da churrasqueira estilo argentino. “É uma churrasqueira multifuncional, robusta, com vários acessórios e que pode facilmente ser transportada”, explica Janderson Gasperin, sócio proprietário da empresa. A 5quattro Design está há quatro anos no mercado. Situada no bairro Monte Pasqual, em Farroupilha, é a segunda vez que participa da Fenakiwi, onde também divulga a marca de suas parceiras, a Metal Jeta, que incorpora elementos metálicos nos designs da 5quattro, e a MK Elétrica e Hidráulica. Para Gasperin, a 25ª Fenakiwi está resultando em bons contatos e os visitantes, como não poderia deixar de ser, têm se encantado com a churrasqueira estilo argentino.

Gasperin mostra a churrasqueira que está atraindo os visitantes para seu estande. Foto: Claudia Iembo

Comércio mostra sua força dentro da Fenakiwi

  • O último 16 de julho foi Dia do Comerciante e para homenagearmos a categoria, falamos com alguns deles que estão trabalhando e expondo seus produtos na Fenakiwi. Profissionais que deram uma guinada em suas carreiras ou mudaram o foco de atuação e estão encontrando no comércio, a motivação para seguirem adiante.

Da criação publicitária para as vendas

“Os expositores que reclamarem das vendas nesta Fenakiwi é porque o produto, o atendimento ou o preço não estão bons”, garante Paulinho Raota, distribuidor autorizado da Eko7, empresa que acredita que “sono de qualidade é fundamental para uma vida saudável”. Ressaltando que a presença do público nesta edição está “muito boa”, Raota fala sobre as oportunidades. “Cliente entrou no estande, fechou negócio”, comemora. Em 2014 ele e a esposa Joice compraram um colchão da marca e passaram a indicar para outras pessoas. Em 2016, um pedido em oração de Joice para que o casal, donos de agência de publicidade, pudesse trabalhar com algo que fizesse bem às pessoas, foi atendido e em 2017 a distribuição foi aberta.
“A Eko7 chegou em um momento de transição em nossas vidas e estamos muito felizes”, conclui.

Raota: “Cliente entrou no estande, fechou negócio”. Foto: Claudia Iembo

Da cozinha para a agroindústria familiar

Aperfeiçoar algo que se faz há muito tempo é um caminho de evolução que pode ser bastante interessante no comércio. Foi exatamente esta rota trilhada pela Fabiana Cantelli De Cesaro: ela fazia geleias desde solteira e vislumbrando uma oportunidade de crescimento, aprimorou suas receitas, especializou-se e abriu sua agroindústria familiar. “A agroindústria surgiu como uma possibilidade de renda extra e tem dado muito certo!”, considera Fabiana. A Cantelli de Cesaro Doces Artesanais está expondo suas delícias aos visitantes da Fenakiwi, que claro, estão procurando especialmente a geleia da fruta estrela da festa. Esta é a sétima feira que a marca de São Marcos, nascida em 2021, faz neste ano. “Depois da Fenakiwi já temos participação na Expointer confirmada”, diz a produtora das geleias que podem ser encontradas em alguns estabelecimentos da cidade, como a padaria Sabor da Serra e a Casa Velha Produtos Coloniais.
“Enviamos nossos produtos também pelos correios”, finaliza Fabiana.

Fabiana aprimorou suas receitas e está satisfeita com isso. Foto: Claudia Iembo

Do atacado para o varejo

Silvana Sachet Affonso trabalha com confecção há 12 anos. Acostumada às especificidades do atacado, migrou para o varejo, abrindo ao lado do marido Clausir Affonso, a loja Maria Chik Moda Feminina, localizada no bairro Primeiro de Maio. “São experiências totalmente diferentes, atacado e varejo, e neste ano de loja os resultados estão sendo legais”, analisa. Esta é a primeira vez que participa de uma Fenakiwi e comparando com a participação na Expobento, por exemplo, diz estar surpresa com as vendas. “As vendas em Bento foram boas, mas aqui na Fenakiwi estão superando nossas expectativas! Podemos equiparar os dois eventos já no segundo fim de semana”, afirma. Durante a conversa, a filha Maria Eduarda, que estuda Medicina em Canoas, se aproximou, atestando, com sua visão de “ajudante temporária”, as informações da mãe. Família segue com o objetivo de levar a moda, acrescida de malhas Ana Gonçalves, às mulheres da cidade e de fora dela.

Maria Eduarda, Silvana e Clausir: moda feminina com a Maria Chik. Foto: Claudia Iembo

Programação do último domingo

  • 10h – Abertura dos Pavilhões e Feira de Exposição Multissetorial
  • 13h – Atração Itinerante com o Grupo Ueba
  • 15h – Atração do Quarteto New Orleans
  • Palco 1 – Pavilhão 3 – Agricultura
  • Animação com os Grupos Folclóricos Italianos Nei Tempi Del Filó e Nanni
  • 14h – Jackie dos Passos
  • Palco 2 – Pavilhão 4 – Gastronomia
  • 11h30min – Grupo Partigiani
  • 13h – Coral Ana Rech
  • 14h – Dirceu Pastori
  • 15h30min – Nei Tempi Del Filó
  • 17h – Lady Rock
  • 21h – Encerramento da Feira de Exposição Multissetorial
  • Palco 3 – Pavilhão de Shows
  • 16h – Badin, O Colono
  • 17h30min – Cerimônia de encerramento da 25ª Fenakiwi