Azeite gaúcho conquista espaço e tem produção artesanal em Farroupilha
Das oliveiras da Linha Amadeu, na Jansen, saem os frutos do produto

A Olive Jungle, marca que nasceu nas colinas da Serra Gaúcha, já é a queridinha da cena gastronômica internacional — e está sendo vendida com exclusividade em Caxias do Sul junto à Fabio Balen Gallery, um espaço-hub onde arte e sabor se encontram.
Criada em 2017, a Olive Jungle soma nove prêmios internacionais conquistados em 2024, com destaque em Londres, Itália e Grécia, incluindo duas medalhas de platina em design que colocaram o Brasil no pódio global de azeites mais estilosos e sofisticados do mundo. Não é pouca coisa: só outras sete marcas no planeta ostentam o mesmo feito.
À frente do projeto estão dois sócios visionários: Ronaldo de Castilhos e Maria Carolina Gianella de Castilhos, que além de sócia, também atua como executiva da empresa. Ela carrega no currículo passagens pela ESPM e pela icônica escola de gastronomia francesa Le Cordon Bleu, trazendo um olhar sofisticado e estratégico para a marca.
- A Olive Jungle é uma marca disruptiva, que ultrapassa a gastronomia para se conectar com arte, moda, música e todas as expressões criativas.
- O objetivo é estar na mesa dos consumidores. O design das embalagens do produto virou item de decoração em cozinhas e boutiques.
- Os blends exclusivos — como o premiadíssimo Koroneiki e o provocante Jungle Blend — têm sido levados na mala de chefs e sommeliers para destinos como Miami, Cancún e Las Vegas, onde já circulam entre os menus.
- A marca também ganhou corpo fora da cozinha, com uma linha de cosméticos inspirada nos óleos refinados — um encontro perfeito entre beleza natural e ingredientes de altíssima qualidade.
Em solo caxiense, a marca é representada por Désirée Scholten Balen, à frente da Fabio Balen Gallery, hotspot que mistura arte contemporânea e curadoria. “Nosso azeite chega como uma verdadeira joia”, resume Désirée, que já representou grandes marcas europeias no Brasil e hoje aposta na Olive Jungle como símbolo máximo de excelência local com apelo global.
Com produção artesanal em Farroupilha, em meio a 36 hectares de um verdadeiro paraíso de oliveiras, a marca entrega não só sabor, mas também propósito. Sustentabilidade, respeito à natureza e inovação estão no DNA dessa empresa que já virou cult entre os que amam comer (e viver!) bem.
Breve, vem mais por aí. A Olive Jungle já está sendo cortejada por chefs renomados, restaurantes estrelados e empórios selecionados mundo afora. A expansão é real — e a próxima parada pode ser no seu prato… ou no nécessaire.
