Sindilojas Caxias e Sindicomerciários de Farroupilha iniciam negociações salariais para a base de Antônio Prado

Primeira reunião discutiu reajustes, jornadas diferenciadas e impacto de eventos locais na economia

Na manhã de 30 de julho foi realizada a primeira rodada de negociações entre o Sindilojas Caxias e o Sindicomerciários, de Farroupilha, com foco na base territorial de Antônio Prado. O encontro ocorreu na sede do Sindilojas Caxias e deu início às tratativas para a próxima convenção coletiva.

O sindicato laboral apresentou proposta de reajuste de 6,5% em todas as faixas salariais, além de 6% de aumento nas cláusulas econômicas. Já o sindicato patronal defende um reajuste baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que atualmente é de 5,18%.

Durante a reunião, os representantes do Sindilojas Caxias destacaram a vocação turística de Antônio Prado e defenderam a criação de jornadas especiais de trabalho durante eventos que movimentam a economia local, como a Noite Italiana (em agosto), a Fenamassa (em novembro) e a Noite Encantada (em dezembro). 

O sindicato laboral considerou a sugestão pertinente e se mostrou aberto à negociação, desde que haja contrapartidas que garantam a implementação dessas jornadas diferenciadas. “O momento econômico atual exige cautela, mas estamos comprometidos em buscar um acordo equilibrado que beneficie ambos os lados”, disse Rossano Boff, presidente do Sindilojas Caxias.

  • As negociações seguem em andamento e uma nova rodada será marcada em breve.
  • As cláusulas da convenção coletiva atual seguem válidas até 30 de junho de 2026.