Prestes a completar 115 anos, Tramontina apresenta nova identidade visual

Atualização faz parte de movimento maior de marca e reforça presença em diferentes segmentos atendidos pela centenária

Iniciando um novo capítulo em sua trajetória centenária, a Tramontina anuncia a renovação de sua identidade visual – a primeira desde 2016. Prestes a completar 115 anos em 2026, a mudança reflete um momento significativo de evolução para a companhia, alinhada a seu momento atual de inovação, expansão de atuação e constante transformação, mantendo o propósito de crescer para transformar vidas, criar laços para evoluirmos juntos.

Desde a sua fundação, a marca construiu uma sólida reputação, sustentada por atributos como credibilidade, precisão e confiabilidade. “A nova identidade reflete compromisso, aproximando ainda mais a marca de diferentes perfis de público — do consumidor doméstico aos profissionais autônomos e aos mercados institucionais, como hospitalidade, agronegócio e indústria. A mudança fortalece a presença da Tramontina nesses segmentos, ampliando seu alcance sem abrir mão de sua essência”, destaca Rosane Fantinelli, diretora de marketing da Tramontina.

  • A construção da nova marca contou com a parceria de três agências especializadas: Solv, com uma visão mercadológica e estratégica; Alexandria, responsável pela pesquisa e estratégia de branding; e Pharus, encarregada da criação do novo design visual.
  • O objetivo é alinhar a marca ao seu compromisso com a inovação e com a oferta de soluções relevantes a seus diversos públicos.

Nova identidade

A atualização preserva os valores que consolidaram a Tramontina, mas os traduz por meio de códigos visuais contemporâneos, reforçando sua busca constante por soluções relevantes e inovadoras. Apoiada nos pilares da precisão, valor já amplamente reconhecido pela marca, e do humano, essencial para a conexão emocional com os públicos e as futuras gerações, a nova identidade visual resgata signos e formas reconhecíveis, adota uma fonte proprietária e introduz um novo dicionário de elementos visuais que projetam a marca para o futuro.

A nova assinatura tem como inspiração as chapas de aço,  matéria-prima principal da marca 

  • O novo ícone “T” — inspirado em chapas de aço, principal matéria-prima da marca — vira assinatura e representa os laços sólidos que a Tramontina construiu ao longo do tempo com colaboradores, consumidores, parceiros e comunidades. Assim como o aço, a marca se molda e se transforma, dando início a mais um ciclo. 

A nova tipografia apresenta traços mais retos, enquanto o azul surge com intensidade renovada

A tipografia ganhou mais personalidade, com traços retos e adaptada ao ambiente digital, que transmitem força e robustez. Já o tradicional azul da marca ganhou mais intensidade, com tonalidades vibrantes que evocam tecnologia e inovação, reforçam a confiança e a tradição, e refletem o otimismo com o qual a empresa olha para o amanhã.

“A Tramontina é uma marca respeitada e amada pelos consumidores. Nosso maior desafio foi evoluir sem perder a essência. Por isso, a equipe de designers da Pharus realizou um trabalho minucioso de resgate dos elementos históricos da marca. Mais do que redesenhar o logotipo, foi criada uma linguagem visual capaz de expressar a alma da empresa em cada detalhe: dos produtos às embalagens, da comunicação às fábricas e aos materiais de ponto de venda”, conta  Solange Ricoy, diretora da Alexandria.

Longo prazo

A atualização da identidade vai além do visual: representa um movimento estratégico mais amplo, iniciado há dois anos, que marca o começo de uma nova fase para a Tramontina. Essa mudança contempla uma série de ações planejadas para os próximos anos, incluindo investimentos contínuos em inovação, transformações no portfólio e renovação da presença da marca nos mercados onde atua. 

  • A implementação será gradual, respeitando a atuação global da empresa, seus canais de venda e os estoques já existentes. A previsão é que a transição completa ocorra no prazo de três a cinco anos.

A implementação da nova identidade visual será feita de forma gradual, com conclusão prevista entre três e cinco anos

“A nova identidade visual da Tramontina nasce com um propósito claro: unir tradição e futuro, tudo junto no mesmo traço. Queremos festejar, com ele, a alegria de fazer parte da vida das pessoas, dentro e fora dos lares. É um logo moderno, feito para durar, um símbolo de confiança renovada para as futuras gerações”, conclui Rosane Fantinelli. Com esse novo momento, a Tramontina reafirma o compromisso com seu legado, valoriza o presente e projeta o futuro.

  • Uma marca que continua sólida, inovadora e próxima das pessoas — com o mesmo espírito genuíno que a tornou referência dentro e fora do Brasil.