Roque JR participa de congresso de Psicologia

O escritor farroupilhense, Corredor de Rua e usuário da Saúde Mental, que é referência estadual e nacional na Luta Antimanicomial

O escritor farroupilhense, Corredor de Rua e usuário da Saúde Mental, que é referência estadual e nacional na Luta Antimanicomial e na Psicologia, palestrou em três mesas (com duração média de três horas cada) no II Encontro Gaúcho de Psicologia e I Congresso de Ecologias, Emergências e Desastres, que foi realizado entre os dias 4 a 8 de agosto, em Porto Alegre-RS. Atividades organizados pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul, contou com a participação de mais de 800 pessoas entre psicólogas e estudantes de Psicologia.

  • O escritor participou de forma muito assídua do congresso: “Cheguei praticamente todos os dias antes da organização e, em muitas das noites, fui um dos últimos a sair do evento”.

Roque explica que ao falar em uma das mesas teve um retorno muito positivo do público: “Sou usuário da Saúde Mental, acompanho o CRPRS desde 2012 e me considero muito mais atuante que muitas psicólogas”, compartilhou.
No fechamento do evento, na sexta-feira, 8 de agosto, no Germinário 8, Congresso EE&D Sistema Conselhos de Psicologia: para pensar uma política de ecologias, emergências e desastres (atividade para representantes do CFP e CRPs), com a mediação de Miriam Cristiane Alves, conselheira do CRPRS, o escritor disse ter se sentiu reconhecido nacionalmente pelo sistema conselhos, CFP – Conselho Federal de Psicologia e CRPs – Conselhos Regionais de Psicologias

Na oportunidade os 23 representantes do Sistema Conselhos, construíram um documento que terá circulação nacional, Roque JR fala de sua participação nesta construção: “Tive duas participações, e parte de minhas sugestões fará parte do documento que foi criado e vai circular em todo território nacional”. No Germinário, tivemos representantes dos seguintes regionais: Distrito Federal (CRP01), Pernambuco (CRP02), Minas Gerais (CRP04), Rio de Janeiro (CRP05), São Paulo (CRP06), Rio Grande do Sul (CRP07), Paraná (CRP08), Mato Grosso do Sul (CRP14) e Conselho Federal de Psicologia (CFP). Além disso, também participaram representantes da Universidade Federal do Pará (UFPA), AGUSM, RENILA, e ANPSINEP – Articulação Nacional de Psicólogas Negras e Pesquisadoras.

  • No evento, o escritor farroupilhense representou a RENILA – Rede Nacional de Núcleos da Luta Antimanicomial, AGUSM – Associação Gaúcha de Usuários da Saúde Mental e FGSM-Serra Fórum Gaúcho da Saúde Mental (Núcleo Serra).

A ideia é que cada representante dos CRPs, presentes no Germinário, leve as pautas debatidas para o seu regional, pautando também o assunto com o Conselho Federal de Psicologia. Roque JR conta ainda que teve muitas conversas presenciais com representantes das chapas do Sistema Conselhos, Roque JR, apoiador das chapas 11 do CRPRS e 21 CFP, dando continuidade com várias participações nas redes sociais, assim, finaliza ressaltando a necessidade “de consciência ao votar a partir de amanhã, dia 23, até a próxima quarta-feira no Sistema Conselhos CRP RS e CFP”.

  • Mais informações no Instagram: @confluirpsirs e @Chapa21confluenciaeequidade