Vitivinicultura gaúcha lança programa de sustentabilidade
Setor apresenta o Viti + Sustentável, iniciativa que amplia práticas ambientais, sociais e de governança já realizadas por produtores e empresas

A vitivinicultura gaúcha lançou, durante a 48ª Expointer, em Esteio, o Programa Viti + Sustentável, iniciativa que representa um novo marco para o setor e amplia o olhar para a sustentabilidade em todas as suas dimensões. O programa reúne e valoriza práticas já desenvolvidas por produtores e empresas, ao mesmo tempo em que abre espaço para novos projetos de impacto.
Nos últimos 15 anos, o setor estruturou um amplo trabalho de Boas Práticas Agrícolas, capacitando mais de 1.200 famílias de produtores e firmando parcerias com cooperativas e empresas processadoras de uva. Em 2023, a vitivinicultura gaúcha avançou ao adequar-se ao protocolo internacional Primary Farm Assurance (PFA) do GLOBALG.A.P., alinhando-se às normas globais e conquistando reconhecimento internacional.
- Com o lançamento do Viti + Sustentável, a agenda evolui para integrar aspectos ambientais, sociais e de governança, fortalecendo a imagem do vinho brasileiro e a valorização do trabalho dos produtores. Segundo o presidente do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS), Luciano Rebellatto, “o Viti + Sustentável será um grande programa que abrigará uma série de projetos e iniciativas ligadas à sustentabilidade. Muitas ações já estão presentes no dia a dia, mas agora teremos um espaço estruturado para mostrá-las e dar maior visibilidade ao setor”.
Rogério Melo, consultor dos programas de Food Value Chain da UPL, multinacional do segmento de defensivos, parceira estratégica do projeto, destaca: “Este é um passo importante para inserir a vitivinicultura gaúcha na agenda global de sustentabilidade. Em breve, o setor também irá avançar em temas como agricultura regenerativa e produção de uva de baixo carbono”, afirma Melo.
