Deputado Cadó realiza roteiro em Bento Gonçalves e Farroupilha

Texto: Irineu Fontela Filho/Assessoria – Fotos: Bruno Castilhos/Divulgação

O encontro anual da associação dos são-borjenses residentes em Bento Gonçalves, no sábado, dia 11, teve a presença do deputado Tiago Cadó (PDT). Natural da “Terra dos Presidentes”, onde exerceu dois mandatos de vereador, Cadó esteve na Serra Gaúcha para reencontrar conterrâneos que participaram de jantar no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Gaudério Serrano. O ato, organizado há oito anos pelo presidente da associação, Joaquim Silveira, e sua esposa Lenira, reuniu cerca de 230 pessoas que aproveitaram a oportunidade para relembrar suas raízes Missioneiras e reverenciar a trajetória familiar que iniciou na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.

Em Farroupilha

  • No município de Farroupilha, no domingo, 12 de outubro, o deputado dialogou sobre a implantação de transporte coletivo intermunicipal entre a Serra e a Fronteira.
  • O assunto foi tratado com o são-borjense Joel Matos, que reside na cidade há mais de 30 anos, e é um dos defensores da iniciativa.
  • No município, Cadó ainda aproveitou a oportunidade para visitar o Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio

De acordo com registros da dos são-borjenses, fundada no dia 21 de abril de 2015, residem somente em Bento Gonçalves cerca de seis mil são-borjenses. Em toda Serra Gaúcha devem ser mais 20 mil pessoas naturais de São Borja que migraram para a Serra em busca melhores oportunidades de emprego na região que concentra uma forte industrialização. No jantar os fronteiriços aproveitaram para falar da falta que faz uma linha de transporte intermunicipal entre os municípios da Serra Gaúcha e a Fronteira Oeste. De acordo com as lideranças, para se deslocar até São Borja, quem não tem carro, precisa aguardar as excursões que ocorrem especialmente nos feriados e nos finais de ano.

“O processo administrativo para implantação de uma linha de transporte coletivo intermunicipal já foi aberto no Departamento Autônomo de Estadas de Rodagem (DAER), a partir do protocolo que fiz no início de agosto, atendendo a reivindicação da comunidade local e dos vereadores do PDT de São Borja. A nossa cidade natal é um dos municípios mais distantes dos grandes centros urbanos e precisamos de uma conexão logística mais célere e com rotina definida” ressaltou o deputado Tiago Cadó.

Deputado Cadó com o são-borjense Joel Matos: pedido para linha direta de transporte coletivo entre a Serra e a Fronteira