Mercopar 2025 amplia ações de acessibilidade e inclusão em Caxias do Sul
Para este ano foi implementada uma série de ações para pessoas com deficiência (PcD)

A maior feira de inovação industrial da América Latina, a Mercopar, que iniciou nesta terça, dia 14 e vai até 17 de outubro no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul, dá um passo importante rumo à inclusão ao ampliar as ações de acessibilidade para o público com deficiência. A iniciativa é fruto de uma parceria com a Semearhis, startup especializada em inclusão assertiva e impacto social. O evento amplia os esforços para garantir ações possíveis em acessibilidade arquitetônica, humanística, comunicacional, atitudinal, assistiva e promove uma experiência mais inclusiva e acolhedora para todos os públicos.
Medidas adotadas
- Central de Acessibilidade: Um espaço dedicado à recepção e orientação de visitantes PcD, com equipe treinada para oferecer suporte personalizado.
- Credenciamento inclusivo: Profissionais capacitados garantem que o processo de entrada seja fluido e respeitoso às necessidades individuais.
- Intérpretes de Libras: Presentes nos palcos principais e nos tours guiados, asseguram que o conteúdo técnico e institucional seja compreendido por todos.
- Audiodescrição: Disponível para apresentar a feira, permitindo que pessoas com deficiência visual tenham acesso pleno às informações. Conta também com mapa tátil do evento.
- Praça de alimentação adaptada: Com cardápios em braille, adaptados para baixa visão, além de estrutura arquitetônica para usuários a cadeira de rodas.
- Acompanhamento especializado: Profissionais habilitados estarão disponíveis para dar apoio aos visitantes PcD durante toda a feira, informando a central.
Os expositores foram incentivados a adotar medidas de acessibilidade em seus estandes, como rampas visíveis e funcionais, manutenção de corredores livres de obstruções, adaptação de balcões para usuários de cadeira de rodas e pessoas de baixa estatura, disponibilizando na praça mobilidade voltada às pessoas com nanismo, e consideração das necessidades de mobilidade de idosos e gestantes. Essas ações não apenas promovem inclusão, mas contribuem para as métricas de ESG (ambiental, social e governança) e as práticas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ampliando o alcance das marcas e seu impacto social.
No campo da acessibilidade comunicacional, a feira investe em recursos como legendas em vídeos com fonte Arial amarela sobre fundo escuro, códigos QR com descrições em áudio, catálogos em Braille e versões digitais em áudio, além da presença de intérpretes de Libras nos palcos principais e de forma itinerante. Também está sendo oferecido serviço remoto de interpretação em Libras via QR code, audiodescrição de toda a feira e um mapa tátil na entrada do primeiro pavilhão. A equipe da feira é treinada para interagir diretamente com pessoas com deficiência, respeitando sua autonomia e evitando intermediários.
A Mercopar, organizada pelo Sebrae-RS e Sistema Fiergs, já é reconhecida por seu foco em inovação, sustentabilidade e negócios industriais. “Com essa nova frente de inclusão, o evento reafirma seu papel como agente transformador da indústria brasileira, promovendo não apenas tecnologia, mas também cidadania”, afirma a CEO da Semearhis, Letticia Francisco. Para ela, a proposta é garantir que a experiência na Mercopar seja não apenas acessível, mas também acolhedora e empoderadora para todos os públicos.
34ª Mercopar
- Feira: 14 a 17 de outubro, das 13h às 20h
- Público: maiores de 18 anos ligados à indústria
- Local: Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva – Caxias do Sul
- Inscrições gratuitas para visitantes em geral no link.
