Cooperativa Vinícola Garibaldi busca ampliar mercado no Sudeste com presença na Superminas
Marca leva lançamentos inovadores e rótulos consagrados ao segundo maior evento supermercadista do país

Uma das marcas de espumante que mais vende no Brasil (Líderes de Vendas, da Abras), a Cooperativa Vinícola Garibaldi embarca para Minas Gerais para articular, na Superminas Food Show, a sua expansão no mercado do Sudeste. As estratégias incluem a apresentação de um mix com rótulos exclusivos, lançamentos especiais e bebidas premiadas, além de sua linha zero álcool, entre terça e quinta-feira, de 21 a 23 de outubro. A região representa 26% do faturamento da quase centenária cooperativa, cuja produção de uva envolve 470 cooperados de 270 famílias de pequenos agricultores em mais de 15 municípios da Serra Gaúcha.
Isso resulta, por exemplo, no inédito vinho branco Garibaldi In Veritas Irsai Oliver, elaborado no País com exclusividade pela marca gaúcha e lançado neste ano, sendo parte do portfólio presente na Superminas – segundo maior evento supermercadista do país. A bebida introduz no mercado brasileiro um vinho elaborado com a uva homônima, de origem húngara, cultivada em seu vinhedo experimental – uma espécie de laboratório com cerca de 60 variedades que passam por testes de resistência climática, adaptação ao terroir e potencial enológico. O novíssimo rótulo traz diferentes camadas aromáticas, destacando principalmente os aromas primários Moscatéis, frutas tropicais e flores brancas.
Outro lançamento de 2025, este na seara borbulhante, é o espumante Garibaldi Floratta. A bebida chega a Minas com uma recente e reluzente medalha de grande ouro, obtida em setembro no 14º Concurso do Espumante Brasileiro. Doce, leve e refrescante, apresenta coloração rosa blush e aromas com notas de frutas vermelhas. Em boca, é delicado e cremoso. Conhecido do portfólio da marca, o campeão de premiações – e de vendas – Garibaldi Moscatel desembarca com nova roupagem e o conteúdo de sempre: um espumante com equilíbrio de acidez e açúcares que conquista jurados por onde passa.
- Por esse motivo, se apresenta em sua edição Grand Or, em alusão à grande medalha de ouro recebida neste ano na França, no concurso Citadelles du Vin.
- A deferência é exclusiva a produtos que conquistaram notas acima de 93 pontos – no caso, o produto brasileiro atingiu 95,25 pontos.
Também novidade são os vinhos da tradicional linha Garibaldi Vero, antes composta apenas por espumante, e que agora chega com dois rótulos de vinhos tranquilos: um merlot e um Riesling – ambos jovens, sem passagem por madeira e vinificados na safra 2025. Ainda no universo dos vinhos, a linha Garibaldi, que passou por um estudo de rebranding. Agora nominada Garibaldi Memórias, o nicho de produtos exalta os principais ciclos que moldaram a trajetória da cooperativa. Por isso, cada rótulo vem acompanhado da serigrafia de um ano marcante, como o de 2010, escolhido para a apresentação da linha. Nesse caso, a estreia foi com um vinho até então inédito no portfóllio da marca, o Moscato Giallo.
Naquele ano, a cooperativa renovou sua identidade visual e passou a agregar mais valor a seus produtos. Também integram essa linha os vinhos Cabernet Sauvignon e Merlot, com lançamentos em 2025, além dos Chardonnay, Sauvignon Blanc e Pinot Noir, que chegarão ao mercado em 2026. A Cooperativa Vinícola Garibaldi aproveitará sua presença na Superminas para divulgar, ainda, sua linha de produtos zero álcool. Um dos destaques comprova como a cooperativa está preocupada em lançar produtos que agreguem novas experiências ao consumidor. É o caso do Relax Alcohol Free, primeiro frisante do mercado brasileiro não alcoólico. Elaborado com uva Moscato e carbonatado artificialmente, apresenta um bom equilíbrio entre frescor e vivacidade, com borbulhas leves e suaves.
- Outro destaque desse nicho de bebidas é o Garibaldi Prosecco Zero Álcool, primeiro do gênero no país. Ele é elaborado a partir de suco de uva Prosecco, sendo gaseificado lentamente em autoclaves. Seus aromas lembram frutas cítricas como lima e limão e trazem notas de mel.
- Em boca, tem paladar equilibrado, com prevalência da acidez em relação ao açúcar. Tendência de consumo, os produtos zero álcool também terão a companhia de outros rótulos desse padrão, caso do mais antigos ICE e ICE Rosé e dos recentes Moscato e Moscato Rosé.


