Casa da Amizade Ruth Colombo transforma solidariedade em resultados
.

Na noite de 23 de outubro de 2025, o salão do Solar da Matriz foi palco de um encontro especial em alusão ao Outubro Rosa, promovido pela Casa da Amizade Ruth Colombo. O evento reuniu amigas, parceiros e convidados em um ambiente de união, reforçando a importância do autocuidado e da solidariedade entre as mulheres. “Mais do que uma comemoração, foi uma noite de conexão marcada por boas energias, belas conversas e o compromisso de seguir multiplicando o bem”, diz o grupo.
O evento fez parte da a campanha “Um Toque no Coração – Cuidando da Saúde e Abraçando a Vida”, realizada em parceria com a CDL Mulher, o Rotary Club Farroupilha e a Verità Diagnósticos. A ação convidou pessoas e empresas a contribuírem com a doação valores para a realização de mamografias. “A arrecadação permitiu custear mamografias e exames para 174 mulheres que aguardavam na fila de urgência e emergência, garantindo acesso ao diagnóstico precoce e contribuindo diretamente para salvar vidas”, explica a direção do grupo.
- A Casa da Amizade Ruth Colombo é movida pelo propósito de “fazer o bem sem olhar a quem”. Sustentada por um grupo de mulheres voluntárias, a instituição (sem fins lucrativos) atua em Farroupilha transformando solidariedade em resultados concretos para a comunidade.
“O modelo de funcionamento é um exemplo de compromisso coletivo. O jantar mensal, realizado sempre com apoio de diferentes equipes de voluntárias, é o coração financeiro da Casa. Toda a renda obtida nesses encontros é revertida para o custeio de ações sociais, conforme as demandas mais urgentes que surgem ao longo do ano”, explicam.
Além do Outubro Rosa, outras ações reforçam o espírito solidário que move o grupo, como o apoio a eventos de outras entidades, quando as voluntárias produzem e vendem alimentos em bingos beneficentes, destinando o lucro integral às instituições organizadoras. Assim como a Festa das Crianças, ocasião em que o grupo promove momentos de lazer e alegria para crianças em situação de vulnerabilidade, e o Apoio às Mulheres da Sala das Margaridas, oferecendo suporte e acolhimento a quem mais precisa.
- “A Casa da Amizade Ruth Colombo é um poderoso exemplo de como o trabalho voluntário, especialmente liderado por mulheres, pode gerar transformações reais. Ela não é uma instituição engessada; é ágil, como um ‘socorro móvel‘ que identifica uma necessidade e age”, dizem as voluntárias.
Diretoria
- Presidente: Marijane Bondan
- Vice-presidente: Inelva Berton
- Secretária: Letícia Brummelhaus
- Protocolo: Alessandra Assumpção
- Tesoureira: Jovelina Lutz
- Relações Públicas: Letícia Bortolanza
