3ª Electric Move está com as portas abertas em Caxias do Sul
Feira organizada pelo Simecs tem inscrições gratuitas em palestras e em toda programação, que vai até este sábado, 8 de novembro

Está oficialmente aberta a 3ª Electric Move – Feira de Mobilidade Elétrica, Descarbonização e Transição Energética, organizada pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs). A Feira, que reúne empresas e soluções em sustentabilidade e tem uma programação de palestras, rodada de negócios e exposição de produtos, estende-se até o dia 8 de novembro, sábado que vem. As inscrições para participar devem ser feitas pelo site do evento.
Na abertura oficial realizada nesta quinta, dia 6, o presidente do Simecs, Ubiratã Rezler, falou sobre os três grandes temas do evento e a importância da transformação dos processos produtivos, com a adoção de formas mais sustentáveis, seguindo as tendências do mercado global. “Significa a redução das emissões de carbono e menos riscos ao meio ambiente, e também grandes possibilidades para a nossa indústria”, afirmou o dirigente da entidade.
“No Simecs, temos procurado trazer essa nova realidade e apoiar as empresas em sua competitividade. E também sinalizando onde estão as oportunidades. Esse é um dos objetivos da Feira, mostrar o que desenvolvemos, compartilhar conhecimento técnico, proporcionar negócios e insights”, disse, lembrando que a Electric Move é uma oportunidade para preparar o futuro do setor.
Nova identidade
O Simecs anunciou, na solenidade, mudança na identidade da Feira para a próxima edição. O evento passará a se chamar ENOVA – Feira de Tecnologia, Mobilidade Sustentável e Eficiência Energética, para acompanhar a evolução do evento, agora com o foco na transição energética global, eficiência, inovação, consciência e tecnologia. A diretora Executiva da entidade, Daiane Catuzzo, explicou que a nova marca representará a passagem do modelo energético tradicional para um sistema sustentável.
- Também falou na abertura o gerente de Operações do Sebrae de Caxias do Sul, Gustavo Rech. Ele comemorou a realização da Feira que, conforme destacou, visa promover inovação, conexão e desenvolvimento na região, especialmente na cadeia produtiva. De acordo com ele, a expectativa é que o evento gere muitas conexões e impulsione o desenvolvimento regional.
O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, parabenizou a iniciativa que se consolida como um evento importante na região e agora liderada pelo SIMECS, que representa um grande número de empregos e faturamento. Ele sugeriu que, após a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), que se realiza no Brasil, a Feira possa se tornar internacional, aproveitando a inovação, pesquisa e a diversidade industrial da região.
Simpósio e Rodada de Negócios
No primeiro dia da Electric Move, empresários e profissionais participaram do Fórum de Transição Energética e Descarbonização, que apresentou uma série de exemplos da redução da pegada de carbono em produtos e processos industriais e formas sustentáveis de propulsão. Nesta quinta-feira, dia 7, a programação inclui o Simpósio de Mobilidade – SAE Brasil com palestras e painéis a partir das 9h30, e Rodada de Negócios às 15h.
A Electric Move é uma realização do Simecs, com patrocínio de Agrale, BRDE, Marcopolo, Randoncorp e Sicredi, e apoio de Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Badesul, Cartrom Embalagens, Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Grupo Idea Painéis de LED, Instituto Hélice, MobiCaxias – Associação Mobilização por Caxias do Sul, Parque de Eventos da Festa da Uva e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS).
- Informações sobre a Feira podem também ser solicitadas pelo e-mail ou pelos telefones (54) 3228.1855 e (54) 99603.0203.
HORÁRIOS DA FEIRA
- Dia 7 – Das 14h às 20h
- Dia 8 – Das 10h às 18h
A PROGRAMAÇÃO
DIA 7/11 | sexta-feira
Simpósio de Mobilidade – SAE BRASIL
- 9h20min – Solenidade de abertura
9h35min às 10h05min – Palestra de abertura – Impactos da Geopolítica na Mobilidade – João Henrique Salles Jung (Profº PUCRS) - 10h10min às 10h25min – Sessão de perguntas
Mediação – Luciano Ricardo Resner (Diretor de Engenharia e Design da Marcopolo S/A e Chairperson do Simpósio)
- 10h30min às 12h15min – Painel 1 – Mobilidade em Transformação: Transportes mais integrados, cidades mais inteligentes
- Diego Buss (Gerente de Sucesso do Cliente da Optibus Brasil Sistemas e Soluções em Transporte)
- Adão de Castro Júnior (Secretário de Mobilidade da Prefeitura de Porto Alegre)
- Felipe Henrique Borges da Silva (Engenheiro de Vendas do Grupo Splice)
- Mediação: João Paulo Pohl Ledur (Diretor de Transformação Digital e Estratégia da Marcopolo)
- 12h20min – Almoço e networking
- 13h25min – Drops de Inovação – Instituto Hélice
- 13h45min às 15h30min – Painel 2 Tendências Tecnológicas na Mobilidade
- Diego Gagnotto (Gerente Executivo de Gases Renováveis da Ultragaz)
- Leandro Zat (Vice-presidente de Operações da Be8 Energy)
- Tadeu Cordeiro de Melo (Consultor Master da Petrobras)
- Mediação: César Augusto Ferreira (Chief Technology Innovation Officer da Randoncorp)
- 15h35min às 16h05min – Coffee break e networking na Mostra de Mobilidade
- 16h15min às 16h45min – Palestra de encerramento
- Márcio Froes (Head de Research de Mobilidade Urbana do BNDES)
- Mediação: Ruben Bisi (Diretor de Relações Institucionais da Marcopolo)
DIA 8/11 | sábado
Jornada da Sustentabilidade
- 9h – Credenciamento
- 9h30min – Como gerar impacto positivo e valor para o seu negócio (Joice Pinho Maciel, da CACB)
- 11h – Sustentabilidade na prática: do custo ao valor estratégico (Jenice Ferreira dos Santos, da Microempa)
- 11h30min – Rodada de conversa – Sustentabilidade é Eficiência: como eu fiz
Atividades da Feira:
- 16h – Brunch para expositores e parceiros
- Espaço de Startups, Conexão, Test Drive e Expositores de Mobilidade Elétrica.
SOBRE O SIMECS
- Com 67 anos de atuação, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs) é uma das maiores entidades patronais do Sul do país.
- Reúne empresas que, juntas, respondem por 73 mil postos de trabalho e um faturamento anual de R$50 bilhões.
- Dentre suas prioridades de atuação estão o impulso à inovação e à competitividade da indústria, a representação dos associados junto às instâncias políticas e econômicas e o incentivo à expansão dos negócios regionais nos mercados nacional e internacional.
- A sua base reúne os seguintes municípios:
- Carlos Barbosa
- Caxias do Sul
- Cotiporã
- Garibaldi
- Fagundes Varela
- Farroupilha
- Flores da Cunha
- Guabiju
- Nova Pádua
- Nova Prata
- Nova Roma do Sul
- Protásio Alves
- São Marcos
- São Jorge
- Veranópolis
- Vila Flores
- Vista Alegre do Prata

