Anselmi, CMPC, Cotrijal, Melnick, Randoncorp e Renner são destaques no Prêmio Líderes, do LIDE RS

Reconhecimento ocorreu durante cerimônia realizada no Instituto Caldeira, em Porto Alegre

Em evento prestigiado por empresários e autoridades, o LIDE Rio Grande do Sul homenageou na quarta-feira, 12 de novembro, os vencedores do Prêmio Líderes do Brasil 2025 – Edição RS, uma das principais premiações multissetoriais do país. Na cerimônia realizada no Instituto Caldeira, em Porto Alegre, foram reconhecidas 14 personalidades e marcas que contribuem para o desenvolvimento do estado.

Entre os principais premiados estiveram:

  • O diretor-geral da CMPC, Antônio Lacerda
  • O CEO na Melnick, Leandro Melnick
  • A CEO e fundadora da Malharia Anselmi, Maria Anselmi
  • O presidente da Lojas Renner, Fabio Faccio
  • O presidente da Cotrijal e idealizador da Expodireto, Nei César Manica
  • O secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Ernani Polo.

Entre outros também foram reconhecidas as trajetórias dos líderes:

  • Erasmo Carlos Battistella, presidente da Be8
  • Júlio Mottin Neto, CEO do Grupo Panvel
  • Aurélio Pavinato, diretor-presidente na SLC Agrícola S.A.
  • Leandro Marin, vice-presidente de Operações da Aegea
  • José Renato Hopf, presidente South Summit Brazil

O grande vencedor desta edição foi o CEO da Randoncorp e presidente do Transforma RS, Daniel Randon. Ser reconhecido como Liderança Empresarial do Ano é um orgulho muito grande. Esse reconhecimento também é para a Randoncorp e os nossos 19 mil protagonistas, que continuam trabalhando no nosso propósito de conectar pessoas e riquezas, gerando prosperidade. Parabéns a todos os agraciados do dia, porque merecem e fazem a diferença para o nosso estado e para o Brasil”, agradeceu Randon em mensagem gravada, uma vez que o empresário está em Belém, no Pará, para participar da COP 30.

“Um reconhecimento como esse traz uma série de simbolismos, e o primeiro deles é a valorização do trabalho, que nos faz prosperar e evoluir como seres humanos. Esse prêmio reconhece pessoas que estão fazendo a diferença nos seus setores e gera exemplos, a partir de histórias que inspiram. Por isso, celebramos muito esse momento. Vejo o futuro do Rio Grande do Sul com otimismo. Nos últimos anos, fizemos reformas, concessões e privatizações. Hoje, o estado vive um novo momento. O poder público bem organizado é fundamental para termos um bom ambiente de negócios, e o LIDE ajuda a melhorar a governança das nossas empresas”, afirmou o secretário Ernani Polo.

“A Expodireto Cotrijal recebe esta homenagem em reconhecimento ao importante trabalho de fomento ao desenvolvimento que é realizado há 25 anos. Esta distinção no Prêmio Líderes é motivo de grande honra para todos que fazem parte desta trajetória. É mais um reconhecimento do trabalho que realizamos e reforça nosso compromisso em seguir atuando com muita responsabilidade, para que a Expodireto continue crescendo e contribuindo cada vez mais para o agronegócio, o cooperativismo e o Rio Grande do Sul”, destacou o presidente da Cotrijal, Nei César Manica.

Criada em 2011, a versão regional do Prêmio Líderes do Brasil chega a segunda edição no Rio Grande do Sul, neste ano. A distinção reconhece empresas, marcas e pessoas que têm papel de protagonismo para o desenvolvimento do estado, destacando resultados consistentes, compromisso com a sustentabilidade, responsabilidade social, governança e inovação.

“Para o LIDE, é uma grande emoção reunir uma parte significativa do que o Rio Grande do Sul tem de melhor, que são os seus empreendedores, pessoas corajosas que fazem a diferença na vida de milhões de gaúchos todos os dias. O vigor da economia do estado está muito ligada à força desses líderes, que construíram marcas sólidas e contribuem decisivamente para a prosperidade do Brasil. Cumprimentos aos vencedores”, avaliou o presidente do LIDE RS e SC, Delton Batista. Os vencedores foram indicados por um colégio composto por personalidades, além de comitês formados por representantes do ecossistema LIDE RS e SC. A escolha final coube ao Conselho Estratégico e às lideranças das verticais temáticas do grupo.

Por categoria

CATEGORIA LÍDERES SETORIAIS

  • Varejo – Julio Mottin Neto, CEO do Grupo Panvel
  • Indústria Sustentável – Antonio Lacerda, diretor-geral da CMPC
  • Negócios Imobiliários e Construção Civil para Cidades Inteligentes – Leandro Melnick, CEO na Melnick
  • Infraestrutura para o Desenvolvimento – Leandro Marin, vice-presidente de Operações da Aegea
  • Economia Criativa – José Renato Hopf, presidente South Summit Brazil
  • Responsabilidade Social – Fabio Faccio, CEO da Renner
  • Inovação e Tecnologia – Erasmo Carlos Battistella, presidente da Be8
  • Inovação e Sustentabilidade em Logística – Vanessa Reiter Pilz, vice-presidente da REITER LOG

CATEGORIA DESTAQUES EMPRESARIAIS

  • LIDE Mulher – Maria Anselmi, CEO e fundadora da Malharia Anselmi
  • LIDE Futuro – Guillermo Zanon, CEO da Dufrio

CATEGORIA RECONHECIMENTO

  • Destaque Institucional do Ano – Ernani Polo, secretário de Desenvolvimento Econômico do RS
  • Liderança Empresarial do Ano – Daniel Randon, presidente e CEO da Randoncorp e presidente do Transforma RS

PRÊMIO HOMENAGENS ESPECIAIS

  • Trajetória Empresarial Gaúcha: 150 anos – Casa Valduga
  • Homenagem Especial – 25 Anos Expodireito – Nei Cesar Manica, presidente da Cotrijal e idealizador da Expodireto
Maria Anselmi, reconhecimento em mais uma entidade e entre empresários homenageados