Palestras em escolas públicas enriquecem o conhecimento de estudantes sobre a história da Festa Nacional do Vinho
.

Quatro escolas de Bento Gonçalves integraram um roteiro de palestras sobre a narrativa histórica da Fenavinho, evento diretamente responsável pela evolução social e econômica do município. A iniciativa compõe o conjunto de ações do projeto aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) para produção do livro “Fenavinho – Mais do que uma festa”, de autoria dos jornalistas Fabiano Mazzotti e Itacyr Giacomello.
Conduzidas por Mazzotti, proponente do projeto, as palestras aconteceram nas escolas municipais EMEM Alfredo Aveline, EMEF Princesa Isabel, EMEF Maria Margarida Zambon Benini e EMEF Fenavinho, entre os dias 5 e 10 de dezembro, reunindo mais de 200 estudantes e cerca de 20 professores. As conversas com duração de aproximadamente 60 minutos cada serviram para o autor falar sobre o significado da Fenavinho na sociedade local, bem como despertar o gosto dos estudantes pela história local.
Além da apresentação do livro, lançado em junho de 2025, na 20ª edição da Fenavinho, os fatos mais significativos do evento foram apresentados com riqueza de detalhes por Fabiano Mazzotti, que enalteceu a construção coletiva do livro inédito. As palestras somam-se ao plano de distribuição de livros do projeto, contribuindo para que escolas de Bento Gonçalves e bibliotecas públicas nos municípios vizinhos recebessem, gratuitamente, exemplares da obra. No total, 35 cidades receberam livros diretamente das mãos do jornalista. Dos 2.000 exemplares, 800 unidades foram doadas a patrocinadores, imprensa, escolas, bibliotecas públicas e prefeituras.
- O significado da obra para Bento Gonçalves e a imprescindível necessidade de conhecer a história do lugar no qual se está inserido foram aspectos abordados nos encontros que compõem as ações de contrapartida social do projeto financiado por empresas locais por meio da renúncia fiscal do imposto de renda.


Bibliotecas públicas de 35 cidades foram visitadas pessoalmente por Fabiano Mazzotti para a entrega de livros sobre a história da Fenavinho
