JORNAL O FARROUPILHA – EDIÇÃO 2.500: Caminhos de Caravaggio e a edição comemorativa do semanário
.

Gilberto José Galafassi
Administrador e peregrino
Para começar quero registrar que me senti honrado quando meu grande amigo Jorge que é proprietário deste jornal me convidou para escrever algo para comemorar a edição 2.500, importante marca de um jornal que lembro da primeira edição e que por alguns anos até guardei para colecionar. Quando residi em São Paulo por nove anos assinava o jornal que mesmo chegando uns dias depois eu acompanhava o que ocorria em Farroupilha. Sempre comento com o Jorge que o jornal “O Farroupilha” é o melhor registro de nossa história, principalmente com o zelo com que os assuntos da cidade são tratados.
Vou começar contando um pouco de como surgiu o caminho, como tem sido os últimos anos e quais as perspectivas para o futuro. Pois qualquer projeto tem de ser planejado para o futuro, cuidado no presente para depois se tornar um legado.
Caminhos de Caravaggio foi lançado em 04 de maio de 2019, pensado a partir 2017, 2018 pela administração municipal de Farroupilha, envolve um consórcio entre os municípios de Canela, Gramado, Caxias do Sul, Nova Petrópolis e Farroupilha, e agora também com a adesão de Vale Real.
- São aproximadamente 200 quilômetros entre o Santuário de Canela, situado no Parque do Saiqui e o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio de Farroupilha.
Nestes quase sete anos atraiu em torno de 5.000 pessoas de todos os estados do Brasil e também do exterior. Importante destacar que o principal ganho financeiro fica ao longo do próprio caminho com aqueles que atendem e acolhem e prestam algum serviço aos peregrinos, e tem impulsionado a economia lindeira ao caminho.
Vale lembrar que em 2020 e 2021 tivemos pandemia o que impedia as pessoas de viajarem. Em 2023, 2024 e 2025, nossa região foi atingida pelas fortes chuvas que fizeram muitos estragos e ainda hoje temos as cicatrizes dos estragos feitos e que por algum tempo o mesmo ficou fechado. Mesmo com tudo isto o caminho continua firme e tem atraído cada dia mais pessoas.
Também queremos registrar que o caminho está eternizado em alguns livros: Caminhos do Brasil com texto do Gilberto e Ester Adami, A pé pelo Brasil e Desbravadores volume III com textos de minha autoria, Siga a Seta da Escritora Carina Luft, Um Passo de cada vez: O Caminho de Caravaggio do Edmilson Klein, Caminhos pelo Brasil um ensaio fotográfico da Andrea Prestes e um livro que está no prelo do José Roberto Fortes.
Importante também registrar que a Associação de Voluntários e Apoiadores dos Caminhos de Caravaggio tem continuado seu trabalho incansável em orientar os peregrinos e cuidado também do caminho em si, já tem acordo de cooperação assinado com os municípios o que fortalece a relação e o compromisso de zelar pelo caminho.
Queremos registrar também que em 26 de novembro fundamos o Núcleo de pastoral do Turismo do Santuário de Caravaggio e da Diocese de Caxias do Sul, o primeiro do Rio Grande do Sul para ser um apoio importante a Caminhos de Caravaggio, mas principalmente difundir e acolher mais peregrinos para nossa região que tem um enorme potencial no Turismo religioso que cresce no Brasil e no Mundo.
Por fim, parabéns ao Jornal O Farroupilha por sua edição 2.500.

