Farroupilha exibe obra tripla do Pipa Parade 2026, maior exposição a céu aberto do Sul do Brasil

Promovido pela Wine Locals, Viva o RS e governo do Estado, Pipa Parade será realizado até dia 12 de março, passando por diversas cidades do Rio Grande do Sul

Na segunda-feira, 12 de janeiro, Farroupilha passou a viver o Pipa Parade 2026, maior exposição de arte a céu aberto do Sul do Brasil. A iniciativa, realizada pela Wine Locals em parceria com o governo do Estado do Rio Grande do Sul, transforma barricas de vinho em obras de arte espalhadas por 21 cidades gaúchas, promovendo a vindima, o enoturismo e a cultura regional. A obra destinada ao Município é intitulada O Movimento e tem com a assinatura do artista Bruno Borne.

  • Maior criação do Pipa Parade 2026, O Movimento começou a ser produzido dia 12 e deve ser concluído em duas semanas.
  • O público poderá acompanhar todo o processo criativo que envolverá três grandes tanques de inox localizados na Vinícola Casa Perini, uma das patrocinadoras da ação.

Novidades para 2026

Depois de impactar mais de 1,5 milhão de pessoas na edição anterior, o projeto chega ainda mais abrangente em 2026, levando arte para além da Serra Gaúcha e consolidando-se como um movimento estadual que conecta território, criatividade e economia criativa. Com o conceito “A Uva Sentida”, a edição deste ano trabalha a sensação de diferentes sentidos como linguagem artística, explorando sensações visuais, táteis e sonoras associadas ao período da colheita.

  • A curadoria é assinada por Anna Mattos, Camila Proto e Daniela Giovana Corso, com gestão e produção artística de Ana Fagundes. Mais de 30 artistas gaúchos assinam as obras criadas para a exposição.

“O Pipa Parade é um exemplo de como a cultura, o turismo e a economia criativa podem caminhar juntos para valorizar o Rio Grande do Sul. Ao ampliar o projeto para diferentes regiões do Estado, é possível descentralizar o fluxo turístico, estimular o pertencimento local e criar novas experiências para moradores e visitantes. Iniciativas como essa fortalecem a imagem do Estado como um destino plural, criativo e acolhedor, além de gerar impacto positivo na economia dos municípios participantes”, destaca o secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini.

  • Durante a exposição, os visitantes que realizarem check-in no espaço identificado para as obras poderão contar com uma série de benefícios exclusivos e descontos na vindima gaúcha.
  • O Pipa Parade 2026 é um projeto viabilizado pela Lei Rouanet, apresentado pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul e com o patrocínio do Banrisul e Pedágio Eletrônico CSG.
  • Saiba mais em www.pipaparade.com.br.