Com foco em experiência, Salton fortalece enoturismo durante a vindima

Neste período, visitantes podem acompanhar a chegada da uva à vinícola

A Serra Gaúcha vive mais uma vindima, período que marca a colheita da uva e transforma a rotina da principal região produtora do País, intensificando o trabalho nas videiras e a movimentação do enoturismo. A Salton, vinícola mais antiga do Brasil em atividade e líder nacional no mercado de espumantes, reforça sua programação de experiências voltadas ao público. Com tours guiados que conectam o visitante à origem dos vinhos e espumantes, as experiências possibilitam que turistas degustem na taça o potencial do terroir brasileiro.

Durante janeiro e fevereiro, os tours guiados ganham um atrativo especial: o público acompanha de perto a chegada da uva à vinícola, entregue por produtores parceiros ao longo da safra. Em qualquer um dos tours os visitantes têm a oportunidade de degustar rótulos elaborados pela Salton e entender os fatores que consolidaram a marca como líder nacional na categoria de espumantes. Já experiências como o acesso às caves subterrâneas e as vivências enogastronômicas na Adega Secreta contam com vagas mais limitadas.

  • “Os tours da Salton podem ser realizados em qualquer época do ano e com qualquer clima. Mas, durante a safra, o visitante tem o diferencial de ver a uva de perto e vivenciar todos os processos da fruta na vinícola. É essa jornada que depois resulta em nossos espumantes e vinhos, hoje reconhecidos em todo o mundo”, destaca Luciana Salton, diretora executiva da vinícola

Mais do que uma oferta turística, o enoturismo ocupa um espaço estratégico para a vinícola. Em 2025, a Salton recebeu cerca de 35 mil visitantes em suas experiências. Para o presidente da vinícola, Mauricio Salton, a atividade tem papel fundamental na construção de relacionamento com o consumidor. “O enoturismo é extremamente relevante para a construção de marca, para a percepção de valor e para a experiência do consumidor com a Salton”, destaca.

Casa di Pasto Salton

Localizada na rota Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves, a Casa di Pasto Família Salton integra as operações enoturísticas da vinícola e é uma das opções de visitação também durante o período da vindima. O espaço conta, desde o final do ano passado, com menu reformulado que aposta em cozinha contemporânea, com inspiração mediterrânea-oriental, valorizando ingredientes sazonais, produtos locais e uma leitura atual das raízes italianas da família Salton.

Neste início de ano, a Casa di Pasto Salton oferece três noites especiais que festejam a colheita da uva, a cultura italiana e a excelência dos vinhos brasileiros: o Jantar Harmonizado Vindima 2026, nos dias 12 e 27 de fevereiro e 13 de março. A experiência reúne gastronomia, música e história em uma proposta pensada para quem deseja vivenciar a vindima de forma autêntica. Para criar uma atmosfera acolhedora e festiva, a noite será embalada pela banda Cavatappi, com música italiana ao vivo.

Sob o comando do chef Gregori de Souza Costa, a proposta gastronômica da Casa di Pasto dialoga com os vinhos e espumantes da marca e reforça o papel da Casa di Pasto como espaço de convivência e experiências. Além da gastronomia, o local oferece ambientes como rooftop, mezanino, loja e bar, além de área externa com jardim, espaço kids e área pet friendly. Os brunchs mensais completam a programação enogastronômica disponível ao público durante todo o ano.

Para saber

Fachada da Vinícola Salton que fica em Bento Gonçalves, Serra Gaúcha
Cave dos Espumantes da Vinícola Salton
Casa di Pasto nos Caminhos de Pedra
É temporada de vindima na Serra Gaúcha