Projeto Samuzinho vai orientar alunos das escolas de Farroupilha

Objetivo é difundir conhecimento em primeiros socorros e a atuação do SAMU no município

A Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria de Saúde e da Associação Farroupilhense Pró Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, apresentou na manhã de quinta-feira, 05 de fevereiro, o Projeto Samuzinho, que vai levar informações sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU, para as escolas da rede municipal de ensino.

Estiveram presentes no ato o Prefeito em Exercício Thiago Brunet, o Secretário da Saúde Thiago Brambilla, a Secretária de Educação Flávia Zanfeliz, as equipes do SAMU em Farroupilha, e os diretores das Escolas Municipais que foram apresentados as práticas que serão realizadas durante o projeto, que será voltado para os alunos do sexto ano do Ensino Fundamental.

Em sua fala, Brunet destacou a importância de levar conhecimento voltado para este tema aos jovens.
“Falar em saúde é falar em cuidados, e os jovens de hoje são pessoas que absorvem a informação com bastante facilidade. A ideia do Projeto Samuzinho é apresentar para eles como agir em uma situação de emergência, seja prestando os primeiros e básicos primeiros socorros, até como entrar em contato com o SAMU, através do telefone 192, e repassar as principais informações necessárias para que o atendimento seja ágil, rápido e eficaz.”, disse.

Além destas informações, as equipes do SAMU que irão até as escolas vão conversar com os alunos sobre outras situações envolvendo este atendimento, como, por exemplo, os trotes que são passados para a central e o quão prejudicial este tipo de atitude pode ser em caso de uma emergência real.
O Samuzinho começa já neste primeiro trimestre de aula e deve se estender ao longo de todo o ano letivo de 2026.

Prefeito em Exercício, Thiago Brunet e o secretário da Saúde, Thiago Brambilla