O Farroupilha
  1. Home
  2. Artigo

A culpa é da maçã

Por muitas vezes nos deparamos com um pensamento de culpar o próximo. Quem nunca passou por uma situação onde houve uma cobrança por algo que deu errado e sentimos aquela vontade de dizer que a culpa foi do outro? Mas a questão que quero colocar em pauta é a seguinte, de quem é a culpa? 

Em um passado muito distante, quando iniciou este mundo, o arcanjo Lúcifer (anjo de luz) perdeu seu lugar no reino celestial por tentar ser mais poderoso que o próprio DEUS e segundo o livro de Gênesis 1:2 “houve trevas na face do abismo” recebendo ele um novo nome, satanás, ou apenas “trevas”, na sua sequência a Bíblia descreve que a terra se tornou habitada por Adão, Eva e todos os animais que preenchiam o jardim do Éden e o homem tinha domínio sobre todos os animais, e lá poderiam comer de todas as frutas menos da árvore do bem e do mal que está neste contexto figurada pela maçã. Nisso o “trevas” começou a sondar os animais da floresta e conseguiu convencer a cobra de ir até Eva e dizer que ela poderia comer da árvore proibida pois desta forma ela teria a sabedoria de DEUS e em troca disso prometeu para a cobra imortalidade, ela foi lá e fez e conseguiu fazer com que Eva além de morder a maçã, desse um pedaço para o Adão.
Conta a história que quando DEUS desceu a terra novamente perguntou a Adão o que havia acontecido e o mesmo prontamente respondeu que a culpa tinha sido da Eva, a Eva quando então questionada prontamente disse que a culpa tinha sido da cobra e a cobra quando também questionada disse que a culpa foi do “trevas” e o “trevas” da mesma forma disse que a culpa tinha sido do próprio DEUS por ter tirado o lugar que pertencia a ele entre os anjos no céu.

Esta história certamente está um pouco figurada, mesmo por revelação ser totalmente verídica. E quando analisada se percebe que hoje em dia continua da mesma forma, uns dão culpa nos outros e em muitas vezes sobra até pra DEUS, mas quando não sabemos a quem culpar sendo que devíamos culpar apenas a nós mesmos pode sobrar até pra maçã.