O Farroupilha
  1. Home
  2. Artigo

E daí?

É interessante, ao menos curioso, a representação numérica para os cuidados de proteção contra a moléstia covid 19.

O isolamento de 14 dias, se diz suficiente para garantir que aquele que foi infectado, não contamine pessoas próximas. Desperta atenção, provoca a vontade de saber, a referência ao período de isolamento, 14 dias, correspondendo a denominação de quarentena, derivada do número 40. Números 14 e 40, no período de isolamento ou de quarentena estão envolvidos. Pergunta: eles tem ou não algo em comum? Pela simbolização e numerologia:

Número 14 por sua simbologia compreende harmonia e equilíbrio, também justiça, independência e unidade. Representa determinação, otimismo. O número 14 compreende o período entre a lua crescente e minguante ou entre a lua cheia e a nova. Tem o aspecto trágico: Osíris, divindade venerada no antigo Egito, foi esquartejado pelo seu irmão Seth, o deus do caos, em 14 pedaços. O número 14 é muito utilizado por grupos extremistas. Nas tatuagens a expressão neonazista de 14 palavras: “Nós devemos assegurar a existência do nosso povo e o futuro das crianças brancas”.

Quarentena relaciona-se ao número 40, que tem significado secreto e muito simbolismo. Esse número é também poderoso, representando mudanças e transformações, desafios e decisões, situações enigmáticas, mas oferece tempo e paciência, necessários para que todas as coisas se desenvolvam ou resolvam. O número 40, há milhares de anos, foi utilizado para indicar um tempo de expectativa ou tempo de Deus. Portanto, podemos afirmar que a maioria dos relatos, se não todos, não duraram exatamente 40 dias, noites ou anos.

O número 40 tem forte simbolismo bíblico.

- Aos 40 anos Moises feriu um homem egípcio e teve que fugir. Mais tarde, 40 anos depois, foi conduzido a libertar seu povo da escravidão egípcia. Recolheu-se ao Monte Sinai por 40 dias e 40 noites. Peregrinou com o povo israelita pelo deserto por 40 anos. Levou 40 anos para escrever os 10 mandamentos.

- Elias, o profeta esteve por 40 dias na montanha.

- Jesus, antes de iniciar seu ministério, jejuou por 40 dias e 40 noites. Após sua ressurreição ele ficou 40 dias com seus discípulos.

- A Arca de Noé tinha 40 metros de altura

- Deus fez chover 40 dias e 40 noites, tempo   que durou o dilúvio.

O povo de Israel passou 40 anos em êxodo pelo deserto rumo Terra Prometida.

E daí? A quarentena é uma medida de saúde pública utilizada para impedir a disseminação de doenças com grande contágio. Quando as pessoas saudáveis, submetidas a uma quarentena, tiverem contato com doentes ou estiverem em regiões de surto epidêmico, tem sua liberdade restrita, para evitar assim o contágio e a disseminação da doença.  

Na verdade quarentena são 14 dias de isolamento. Daí ...