O Farroupilha
  1. Home
  2. Artigo

Na vida ou a gente ganha, ou a gente aprende

“Preste atenção na corrida, não fique olhando para os adversários”. Esta frase eu disse para minha filha Ana Luíza de 05 anos de idade esta semana quando estávamos jogando uma corrida no vídeo game.

Sabem que a vida dos pais nesta parada das aulas é de responsabilidade quando se trata de aproveitar o momento para ensinar. Como a criança não vai para escola e praticamente não sai de casa o dia todo, ela fica com energias redobradas. Então cabe aos pais se movimentar para criar métodos e edificar o ensino, minha esposa Pâmela gosta de imprimir na internet atividades que remetem ao que nossa filha estaria estudando neste momento e aplica diariamente uma ou duas destas atividades. Eu quando estou em casa, além de fazer a comida que amo, gosto de estar dedicando um tempo aos meus filhos, o mais novo de 1 ano de idade, Mathias, não se preocupa tanto, gosta de correr para lá e para cá atrás de nós acompanhando tudo que a gente faz. Agora a Ana Luíza está na fase agitada, como teve um mês praticamente para pegar o ritmo de aulas e de repente agora dois meses parada, tem que gastar as energias em algum lugar, e os hormônios do crescimento estão em ascensão, mesmo o nosso não estando com tanta energia assim, precisamos encontrar motivação e criatividade para suprir o gasto do mesmo de nossos filhos.

Mas o ensinamento não vem apenas na hora das atividades que suprem a escola, também na manifestação das atitudes diárias, e creio que as crianças prestam muita atenção no que os pais dizem, ou fazem, naturalmente. Então durante o nosso futebol lá fora, eu gosto de deixar ela fazer uns gols, vibrar e ter sentimentos de vitória, mas também gosto de virar o placar e fazer ela perceber que na vida também podemos ter momentos de derrota, mas mesmo assim encontrar forças de continuar e seguir em frente. Uma frase que aproveitei para ensiná-la durante o nosso futebol foi: “quando você perde, é aí que você ganha”. Pode ser que hoje ela não entenda, mas irá gravar em seu subconsciente que na vida ou ganhamos ou aprendemos.