O Farroupilha
  1. Home
  2. Artigo

Nem tudo é o que parece ser

Cada um escolhe ver apenas o que quer, ouvir apenas o que bem entende. Desta forma muitos posicionamentos políticos são formados dentro da sociedade. Eu lembro desde a minha época da escola, que os professores militavam dentro da sala, em busca de formatar a nossa geração para seus ideais, iam a greves em Porto Alegre RS e teve até uma que eu me lembro que foi para Brasília buscar seus direitos em uma manifestação e depois voltou, e em sala induzia os seus alunos a acreditar que o motivo que a fez lutar era o correto. Mas somente alguns colegas eram influenciados, eu não, me vejo até hoje seguindo apenas o que acredito e vendo ou ouvindo apenas aquilo que combina com o meu pensamento. Pode-se dizer que isto é bom, mas também que é muito ruim, pois demoro para abrir a mente para em algumas vezes acreditar em algo importante, e acabo sofrendo as consequências.

Talvez você consiga ver isso no grupo do whatsapp de sua família, ou talvez seja só na minha, existem alguns complôs entre as expressões das postagens, quem gosta só de um tipo de notícia se junta em comentários e expressões nas postagens que influenciam para seu lado e vice e versa. Eu mesmo só baixo imagens ou vídeos dos parentes que eu sei que compartilham algo parecido com que eu penso, mais ainda quando estamos em tempo de turbulência como agora nesta crise pandêmica. Na época da greve dos caminhoneiros foi da mesma forma e em outros momentos também.

O filme O Poço que está entre os mais assistidos da Netflix mostra exatamente a mesma coisa, em uma plataforma de 333 andares eles estão passando por uma provação de 2 em 2. Quando tentam quebrar o sistema que os alimenta convencendo os que estão acima ou abaixo a mudarem seus pensamentos e se unirem, acabam sofrendo vários danos e muita gente morre. Neste filme mostra um pouco do sistema comunista, que faz com que a classe que está embaixo sofra muito tentando conquistar o pão de cada dia, enquanto quem está em cima não está nem aí para os que estão embaixo, se fazendo de bonzinho e preparando comida para todos, não fazem nada para mudar, e quando se percebe que se der poder a uma pessoa, esta irá esmagar sem dó quem ficou embaixo.