O Farroupilha
  1. Home
  2. Artigo

Uma gota de água num oceano de ...

Você já parou para pensar que... você, seus problemas, suas preferências, suas necessidades são apenas uma gotinha de água num oceano de sentimentos, necessidades, problemas, pessoas? Seja qual for o oceano que você escolher, você continua sendo uma gotinha de água. Olhe para o seu lado agora mesmo e veja a pessoa mais próxima de você. Se não tem ninguém do seu lado, abra o whatsapp e veja a primeira pessoa que está ali. Todas as pessoas ao seu redor também têm necessidades, sentimentos, carências, problemas, angústias, medos. Nós não somos os únicos. 

Neste momento em que temos que restringir nossa vida cotidiana e que temos que evitar encontrar amigos, familiares... evitar de sair para passear e fazer as coisas como fazíamos antes, esses sentimentos todos vem à tona e muitas vezes as pessoas pensam que é só com elas e que há algo errado só com elas. E essa situação pode levar a ações que são prejudiciais ao próprio eu: desmotivação, compulsão, tristeza, depressão... 

Voltando então ao começo do texto. Se somos uma gota de água no oceano cheio, por qual motivo nós não aproveitamos esse oceano cheio para o lado bom? Por qual motivo não olhamos mais para a gota do nosso lado? Quero que você leia a uma frase que eu considero muito importante para todos:

“Conversem sobre tudo, com todos que estiverem dispostos, sempre, porque voz calada é como pedra, que constrói muro. E muro divide, isola, cega e entristece.”

Ou seja, dividir a sua angústia com alguém pode ser muito benéfico pois a pessoa que você está conversando pode ter a mesma situação que você. Ficar com os sentimentos presos e as palavras na garganta é muito ruim. Ruim mentalmente e fisicamente, pois pode até mesmo desencadear algum problema de saúde em virtude disso. 

Converse sempre sobre o que precisar com quem estiver disposto. Essa é a mensagem. E também se lembre da gota do oceano. Para o oceano ser oceano ele precisa de muitas gotas. Toda gota é importante, embora seja apenas uma. A gota da pessoa do seu lado pode ser parecida com a sua e trocando experiência vocês dois acabam se fortalecendo. Conversar não é ser fraco. Ser fraco é desistir e entristecer sem antes ter dado a chance de alguém ouvir você.

Você não vai conseguir estar com a sua gota o tempo todo no oceano de alegrias. Portanto, quando estiver num oceano que não te traz tanta felicidade, divida com alguém seus pensamentos.