O Farroupilha
  1. Home
  2. Artigo

Você e a Bíblia - Capítulo 60: O que um pastor/dirigente deve ser?

De certa forma, todas as pessoas conhecem algum pastor, bispo, diá-cono, enfim, alguém que dirige uma igreja ou faz parte dos seus dirigentes. Será que há alguma forma de conhecermos e descobrirmos se esses dirigen-tes das igrejas possuem os requisitos necessários para serem líderes cris-tãos? Claro que há essa resposta na Bíblia Sagrada.

Em 1Timóteo 3.1-5 está escrito: “Este ensinamento é verdadeiro: se alguém quer muito ser bispo na Igreja, está desejando um trabalho excelen-te. O bispo deve ser um homem que ninguém possa culpar de nada. Deve ter somente uma esposa, ser moderado, prudente e simples. Deve estar disposto a hospedar pessoas na sua casa e ter capacidade para ensinar. Não pode ser chegado ao vinho nem briguento, mas deve ser pacífico e calmo. Não deve amar o dinheiro. Deve ser um bom chefe da sua própria família e saber edu-car os seus filhos de maneira que eles lhe obedeçam com todo o respei-to. Pois, se alguém não sabe governar a sua própria família, como poderá cuidar da Igreja de Deus?”.

Um pouco adiante, 1Timóteo 3.8-13 relata: “Do mesmo modo, os diáconos devem ser homens de palavra e sérios. Não devem beber muito vinho, nem ser gananciosos. Eles devem se apegar à verdade revelada da fé e ter sempre a consciência limpa. Primeiro devem ser provados e depois, se forem aprovados, que sirvam a Igreja. A esposa do diácono também deve ser respeitável e não deve ser faladeira. Ela precisa ser moderada e fiel em tu-do. O diácono deve ter somente uma esposa e ser capaz de governar bem os seus filhos e toda a sua família. Pois os diáconos que fazem um bom trabalho conquistam o respeito dos irmãos na fé e são capazes de falar com coragem sobre a sua fé em Cristo Jesus.”.

E ainda, Tito 1.5-9 descreve: “Eu o deixei na ilha de Creta para que você pusesse em ordem o que ainda faltava fazer e para nomear em cada cidade os presbíteros das igrejas. Lembre das minhas ordens: O presbítero deve ser um homem que ninguém possa culpar de nada; deve ter somente uma esposa; os seus filhos devem ser cristãos e não ter fama de maus ou desobedientes. Pois aquele que tem a responsabilidade do trabalho de Deus, como bispo, deve ser um homem que não possa ser culpado de nada. Não deve ser orgulhoso, nem ter mau gênio, não deve ser chegado ao vinho, nem violento, nem ganancioso. Deve estar disposto a hospedar pessoas na sua casa e deve amar o bem. Deve ser prudente, justo, dedicado a Deus e disciplinado. Deve se manter firme na mensagem que merece confiança e que está de acordo com a doutrina. Assim ele poderá animar os outros com o verdadeiro ensinamento e também mostrar o erro dos que são contra esse ensinamento”.

Neste sentido, conforme a Bíblia Sagrada, está totalmente claro que essas características são primordiais para qualquer líder ou dirigente cristão, que coordena quaisquer tipos de trabalho que envolva a multiplicação da pa-lavra de Deus entre as pessoas.