O Farroupilha
  1. Home
  2. Artigo

Você e a Bíblia - Capítulo 68: Deus sempre responde

Todo poder que pode nos ajudar a resolver os nossos problemas diários vem do único Deus que existe, o criador. A Bíblia Sagrada possui muitos exemplos de pessoas que clamaram a Deus e foram atendidas. Em Gênesis 16.11 está escrito: “Você está grávida, e terá um filho, e porá nele o nome de Ismael, pois o Senhor Deus ouviu o seu grito de aflição.”.

Gênesis 21.17 revela: “Deus ouviu o choro do menino; e, lá do céu, o Anjo de Deus chamou Agar e disse: — Por que é que você está preocupada, Agar? Não tenha medo, pois Deus ouviu o choro do menino aí onde ele está.”. Gênesis 25.21 relata: “Rebeca não podia ter filhos, e por isso Isaque orou a Deus, o Senhor, em favor dela. O Senhor ouviu a oração dele, e Rebeca ficou grávida.”. Gênesis 30.17 relata: “Deus ouviu a oração de Leia, e ela ficou grávida e deu a Jacó um quinto filho.”. E, Gênesis 30.22 revela: “Então Deus lembrou de Raquel. Ele ouviu a sua oração e fez com que ela pudesse ter filhos.”.

De forma semelhante, Êxodo 2.23-25 descreve: “Alguns anos depois o rei do Egito morreu, mas os israelitas continuaram gemendo por causa da sua escravidão. Eles gritavam pedindo socorro, e os seus pedidos chegaram até Deus. Deus ouviu os gemidos deles e lembrou da aliança que havia feito com Abraão, com Isaque e com Jacó. Deus viu a escravidão dos israelitas e ficou preocupado com eles”. Após isso, Deus os retirou da escravidão do Egito.
As pessoas que são atendidas são fiéis a Deus com todo o coração e se humilham na presença dele. A Bíblia nos revela os critérios de Deus, como em 2Crônicas 16.9a: “Deus está sempre vigiando tudo o que acontece no mundo a fim de dar forças a todos os que são fiéis a ele com todo o coração.”. E também podemos analisar o que um anjo de Deus disse a Daniel, em Daniel 10.12: “Aí ele disse: — Não fique com medo, Daniel, pois Deus ouviu a sua oração desde a primeira vez que você se humilhou na presença dele a fim de ganhar sabedoria. Eu vim em resposta à sua oração.”.

Outro critério é revelado em Salmos 34.15: “Deus cuida das pessoas honestas e ouve os seus pedidos.”. E também em Salmos 34.17-20a: “Quando as pessoas honestas chamam o Senhor, ele as ouve e as livra de todas as suas aflições. Ele fica perto dos que estão desanimados e salva os que perderam a esperança. Os bons passam por muitas aflições, mas o Senhor os livra de todas elas. Ele os protege completamente;”. Em Lucas 1.13 está escrito: “Mas o anjo lhe disse: — Não tenha medo, Zacarias, pois Deus ouviu a sua oração! A sua esposa vai ter um filho, e você porá nele o nome de João.”.

Todos os acontecimentos relatados nos trechos acima ocorreram na vida das pessoas citadas e representam um encorajamento para todos os que se submetem a Deus, pois o Senhor está atento aos que se entregam totalmente a ele. Esse é o desafio para cada um de nós: permanecer firme na fé em Deus, resistir à tentação de resolver tudo por conta própria e perseverar na obediência ao Senhor, mesmo nas adversidades. Deus atende a todos que possuem fé e um coração humilde.