O Farroupilha
  1. Home
  2. Artigo

Você e a Bíblia - Capítulo 69: Não tenha medo

Quantos são os momentos em que temos medo? De uma forma geral, todos os dias temos medo de algo. Pode ser de algo que ocorre inesperadamente, de alguma coisa que precisamos resolver com prazo determinado, de uma tomada de decisão que mudará a nossa vida, de um temporal, de uma pessoa maldosa, de uma doença, de um vírus, etc.

Desde que o pecado entrou no mundo, sempre houve medo. É por isso que o alerta que é mais repetido em toda a Bíblia Sagrada é “Não tenha medo”. Em Gênesis 15.1 está escrito: “Depois disso Abrão teve uma visão, e nela o Senhor lhe disse: — Abrão, não tenha medo. Eu o protegerei de todo perigo e lhe darei uma grande recompensa.”. E após este alerta, Deus fez uma aliança com ele e o abençoou com um filho e muitos descendentes, sendo que até aquele momento sua esposa era estéril.

2 Reis 1.15 destaca: “O anjo do Senhor disse a Elias:— Desça com ele e não tenha medo.”. Então, após ouvir isso Elias foi dar um recado muito difícil ao rei. Isaías 43.5 ressalta: “Não tenha medo, pois eu estou com você. Do Leste e do Oeste levarei o meu povo de volta para o seu país.”. E após isso, Deus salvou todo o povo de Israel.

Deus chama Jeremias para ser profeta em Jeremias 1.17: “Jeremias, prepare-se para ir. Vá dizer a eles tudo o que eu mandar. Não tenha medo deles agora, pois, do contrário, eu farei com que você fique com mais medo ainda quando estiver no meio deles.”. E logo depois, em Jeremias 1.18-19, Deus lhe revelou o que iria acontecer: “Escute, Jeremias! Todas as pessoas desta terra, isto é, os reis de Judá, as autoridades, os sacerdotes e o povo, vão ficar contra você. Mas hoje eu estou lhe dando forças para poder enfrentar essa gente. Você será como uma cidade cercada de muralhas, como um poste de ferro, como um muro de bronze. Eles não o derrotarão, pois eu estarei ao seu lado para protegê-lo. Eu, o Senhor, falei.”. E foi exatamente isso que aconteceu.

Lucas 8.50 descreve o recado de Jesus para Jairo: “Jesus ouviu isso e disse a Jairo: — Não tenha medo; tenha fé, e ela ficará boa.”. E logo após isso, a filha de Jairo, que havia sido anunciada como morta pelas pessoas, foi curada por Ele. Mateus 1.20 descreve: “Enquanto José estava pensando nisso, um anjo do Senhor apareceu a ele num sonho e disse: — José, descendente de Davi, não tenha medo de receber Maria como sua esposa, pois ela está grávida pelo Espírito Santo.”. E após isso, José entendeu quem era Jesus, que nasceu de Maria sem fecundação, pois ela era virgem.

Lucas 1.11-13 descreve: “Então um anjo do Senhor apareceu em frente de Zacarias, de pé, do lado direito do altar. Quando Zacarias o viu, ficou com medo e não sabia o que fazer. Mas o anjo lhe disse: — Não tenha medo, Zacarias, pois Deus ouviu a sua oração! A sua esposa vai ter um filho, e você porá nele o nome de João”. E pouco tempo depois, nasceu João Batista. Portanto, não importa o motivo do seu medo. Se colocar este motivo diante de Deus e lhe pedir ajuda, ele lhe ajudará e você não terá medo.