O Farroupilha
  1. Home
  2. DARCI LEVIS

Você e a Bíblia: Capítulo 23: Descanso para os cansados

Quando uma pessoa está doente, a primeira coisa que ela precisa fazer é reconhecer a doença. Após isso, é a pessoa que vai ao médico, buscar uma solução para a sua doença. Espiritualmente, não é assim que funciona. Primeiro, as pessoas têm dificuldade de identificar uma “doença” espiritual. Um segundo problema, é que as pessoas se envolvem facilmente com outras pessoas que oferecem soluções espirituais das trevas.

Em Mateus 11: 28-30 está escrito: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso. Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve.”.
Quem diz “venham a mim”, no texto citado acima, é Jesus Cristo. Fica claro que isso não é uma ordem, nem uma intimação. É apenas um convite. Jesus Cristo deixa claro que ninguém é obrigado a fazer coisa alguma, porque todos nós temos o livre arbítrio. Mas também fica claro que todos nós podemos nos aproximar dele e receber descanso, sem intermediários. Nós temos uma “linha direta” com ele, mas somos nós que devemos buscá-lo, como quando vamos ao médico.

Quando temos problemas que vão se acumulando sem encontrarmos solução, que começam a nos tirar o sono, temos um indicativo de que estamos “cansados de carregar nossas pesadas cargas”. Nessa situação, precisamos de descanso. Conforme descreve o livro de Gênesis, nós não fomos criados para sofrer. Mas devido a nossas atitudes humanas, passamos a sofrer. Com o descanso oferecido por Jesus Cristo, nos livramos do cansaço mental e espiritual. E o principal aspecto deste descanso é que ele não vale apenas para os momentos posteriores da nossa vida humana, mas para a eternidade.

Quando Jesus diz que “é bondoso e tem um coração humilde”, significa que ele ouve todos que o buscam. Neste sentido, precisamos ter humildade para reconhecer que “estamos doentes” e precisamos de ajuda. E então, entregamos o nosso problema para Deus. Conforme Jesus disse, se andarmos com ele toda a nossa carga será aliviada, pois passaremos nosso problema para alguém superior, de extrema confiança.

Um seguidor fiel do reino de Deus deve viver descansado e leve, porque quando chegam os problemas que aparentemente não possuem solução, pode colocá-los nas mãos de Deus e pedir orientação, em nome de Jesus. Essa orientação virá, com certeza, de alguma forma. E cada problema humano poderá ser resolvido, um após o outro, gradativamente. Portanto, quando estivermos cansados, temos a quem pedir descanso.