O Farroupilha
ODAIR MATOS
Um grande sonho começa no coração

Um grande empreendedor não é alguém que desde criança tem uma ideia pronta na cabeça e colocando em prática é bem sucedido da noite pro dia, mas sim aquele que tem acima de tudo um desejo ardente de fazer o que ama e vence as dificuldades e obstáculos quando surgem.
Se você tem o sonho de largar tudo e ser feliz fazendo o que gosta, precisa parar de romantizar as coisas. É hora de pensar e planejar esse movimento, porque seus planos e sonhos podem dar muito certo, mas também podem dar muito errado. Exatamente: as coisas podem dar errado! Seja por falta de planejamento financeiro, planejamento estratégico, ou até mesmo por falta de preparação psicológica ou inteligência emocional, se preferir a expressão desta forma. Existem pessoas que não estão prontas ou simplesmente não se adaptam a esse estilo de vida onde você não tem um chefe e precisa fazer tudo por conta própria.
Analise se você consegue fazer o que gosta no seu tempo livre, e se a resposta for sim, comece desde já, grandes especialistas do ramo dizem que nas horas vagas é que devemos colocar nossos talentos em prática, até que os mesmos gerem uma renda maior que o ganho do tradicional por pelo menos 6 meses consecutivos. Assim você já vai validando a sua ideia e aperfeiçoando as coisas até conseguir dar o próximo passo. Eu mesmo no ano de 2009 comecei a fazer pizzas e congelar para vender na saída do trabalho e assim gerar uma renda extra fazendo o que eu gosto, este motivo foi o que fez meu chefe na época me demitir, fiquei muito irado no momento, mas hoje vejo que foi algo bom pois cresci e muito com a situação me fortalecendo como empreendedor.
Seja você mesmo e mostre suas qualidades para os outros, pois DEUS está te observando e conhece o teu coração, certamente ELE vai colocar alguém no seu caminho para reconhecer o seu trabalho e dar uma oportunidade, portanto sempre dê o seu melhor pois você nunca sabe quem está te observando.

Pense fora da “caixa de abelha”

Pensar fora da caixa não se trata de sair fisicamente de algum lugar para pensar, a não ser que você considere a televisão uma caixa, mesmo hoje sem ser mais “caixa de abelha”. A Bíblia fala “o mundo jaz do maligno” e não é que boa parte das pessoas seguem somente as coisas do mundo, se entregam para a tv no horário mais nobre que poderiam estar desenvolvendo algo para seu crescimento e para explorar o seu potencial, mas pelo contrário, se tornam vazias e acabam fazendo do seu próximo dia um desastre carregado de assuntos que assistiram na noite anterior.

Conta a história que certo dia o dono de um restaurante ofereceu uma proposta ao seu melhor garçom, vender o maior número de ovos fritos como acompanhamento de seus pratos durante as refeições de seus clientes, pois como havia uma criação muito grande de galinhas poedeiras nos fundos do empreendimento precisava literalmente “desovar” a maior parte daquela produção pois lucrava muito mais os vendendo ali do que comercializando para terceiros. Só pela confiança, o garçom conseguia vender na faixa de 200 ovos por dia a mais do que tradicionalmente era vendido. Anos depois resolveu pedir demissão pois haviam novos projetos se iniciando, mas o proprietário lhe perguntou, me ensina por favor o teu método para a venda dos ovos, pois terei que ensinar o próximo a fazer o mesmo. Ele respondeu assim: - é simples, apenas ofereço, quando o cliente encerra o pedido eu pergunto, “com ou sem ovo”? Impressionado como nunca havia pensado nisso resolveu ensinar o novo garçom a fazer o mesmo, só que logo no início do trabalho o novo já estava vendendo mais de 300 ovos por dia, isto chamou atenção do proprietário que estava dando pulos de alegria, e foi logo lhe perguntando como que já nos primeiros dias quase dobrou a venda de ovos, e o mesmo respondeu: - é simples, ao invés de perguntar com ou sem ovo, eu pergunto com 1 ou 2 ovos? Aí qualquer resposta que o cliente der me interessa!

Qual é a resposta que a vida está te dando? Para mudarmos as respostas, primeiro devemos mudar as perguntas. Devemos ampliar nosso vocabulário e, pensar fora da caixa pode ser a melhor saída. 

Aceite passar pelo adubo para frutificar

De que adianta vendermos todo nosso tempo a algo que não nos completa como seres humanos. Um dia li uma frase de Augusto Cury que dizia assim: “O Segredo do Sucesso é conquistar aquilo que o dinheiro não pode comprar”. Mas como vamos conseguir concentrar no verdadeiro sucesso se passamos a maior parte fazendo o que não gostamos e ainda por cima não damos frutos?

Será que o caminho que estamos tomando para nós realmente é o que DEUS tem nos preparado? A bíblia fala em Lucas 6:44 que a árvore é conhecida pelo seu próprio fruto e complementa na seguinte parábola: “Um homem tinha uma figueira em seu vinhedo e foi várias vezes procurar frutos nela, sem sucesso. Por fim, disse ao jardineiro: ‘Esperei três anos e não encontrei um figo sequer. Corte a figueira, pois só está ocupando espaço no pomar’. “O jardineiro respondeu: ‘Senhor, deixe-a mais um ano, e eu cuidarei dela e a adubarei. Se der figos no próximo ano, ótimo; se não, mande cortá-la’”. Esta parábola está no livro de Lucas 13:6-9.

Talvez ao lermos este artigo podemos nos identificar com esta figueira no meio de uma videira, ou seja, um parreiral de uvas no nosso vocabulário, que pode ser nosso trabalho, nossa família ou o ambiente que vivemos, e não conseguimos dar o fruto esperado, que é a produção necessária ou a qualidade que nossa família merece, mas DEUS vem através de um livro tão lindo que nem este para nos dar um alerta do que fazer para começar a dar frutos. O primeiro entendimento é que somos nós o problema e não os outros. Precisamos nos consertar, e para isso talvez tirar a nossa casca que é rasgar a nossa veste, ou seja, abrir mão da nossa vontade e das coisas que queremos para começar a obter o que DEUS tem preparado para nós. Talvez abrir mão do emprego que sofremos e somos humilhados por causa do dinheiro seja o caminho, mesmo correndo o risco de ter que passar pelo adubo por um tempo. O adubo pode ser estar literalmente na “m.…” por um tempo e concentrar em fazer o que fomos chamados para fazer e em um curto prazo de sendo adubado possamos frutificar. 

Dê a quem você ama mais 5 minutos do seu tempo

Quanto tempo você dedica a quem ama? As pessoas mais importantes da sua vida estão na sua lista de prioridade de tempo? Será que o tempo vai permitir que todos acordem e abram os olhos para perceber o que na vida é realmente importante? Uma das frases de Augusto Cury que mais me marcou é “O segredo do sucesso é conquistar aquilo que o dinheiro não pode comprar”.  Vou contar uma história que li esta semana que resume este assunto.
No parque, uma mulher sentou-se ao lado de um homem e  disse: Aquele ali é meu filho, o de suéter vermelho deslizando no escorregador. — Um bonito garoto – respondeu o homem – e completou: – Aquela de vestido branco, pedalando a bicicleta, é minha filha. Então, olhando o relógio, o homem chamou a sua filha: — Melissa, o que você acha de irmos? —Mais cinco minutos, pai. Por favor. Só mais cinco minutos! O homem concordou e Melissa continuou pedalando sua bicicleta, para alegria de seu coração. Os minutos se passaram, o pai levantou-se e novamente chamou sua filha: — Hora de irmos, agora? Mas, outra vez Melissa pediu: — Mais cinco minutos, pai. Só mais cinco minutos! O homem sorriu e disse: — Está certo! — O senhor é certamente um pai muito paciente – comentou a mulher ao seu lado. O homem sorriu e disse: — O irmão mais velho de Melissa foi morto no ano passado por um motorista bêbado, quando montava sua bicicleta perto daqui. Eu nunca passei muito tempo com meu filho e agora eu daria qualquer coisa por apenas mais cinco minutos com ele. Eu prometi para mim mesmo que não vou cometer o mesmo erro com Melissa. Ela acha que tem mais cinco minutos para andar de bicicleta. Na verdade, eu é que tenho mais cinco minutos para vê-la brincar. 
Em tudo na vida estabelecemos prioridades. Quais são as suas? Lembre-se: nem tudo o que é importante é prioritário, e nem tudo o que é necessário é indispensável! Priorize dar o seu melhor a quem você ama, pois amanhã pode ser muito tarde. Dê, hoje, a alguém que você ama mais cinco minutos de seu tempo.

“Um menino nasceu” para que entendêssemos o seu amor

Conta a história que certo homem, chamado Mogo, considerava o Natal uma festa sem o menor sentido. Mas Mogo era um homem bom. Procurava ajudar ao próximo e era honesto nos negócios. Entretanto, não podia admitir que as pessoas fossem tão ingênuas a ponto de acreditar que um Deus havia descido a Terra só para consolar os homens. Quando a família foi a igreja na noite de natal para celebrar o nascimento de JESUS, como de costume Mogo sentou-se em sua cadeira preferida, acendeu a lareira, e ficou em casa aguardando o retorno da família. Entretanto, logo foi distraído por um barulho na sua janela. Achando que era alguém jogando bolas de neve, Mogo pegou o casaco e saiu para conferir.

 Assim que abriu a porta, notou um bando de pássaros que haviam perdido  seu rumo por causa de uma tempestade, e agora tremiam na neve. Como tinham notado a casa aquecida, tentarem entrar, mas, ao se chocarem com o vidro, machucaram suas asas, e só poderiam voltar a voar quando elas estivessem curadas.
 “Não posso deixar essas criaturas aí fora”, pensou. “Mas, como ajudá-las?”

 Mogo foi até a porta de garagem, abriu-a e acendeu a luz. Os pássaros, porém, não se moveram. “Eles devem estar com medo”. Então, entrou em casa, pegou pão e fez uma trilha até a garagem aquecida. Mas a estratégia não deu certo. Então Mogo tentou conduzi-los carinhosamente, mas os pássaros ficaram nervosos e começaram a se debater e andar sem direção pela neve, gastando inutilmente o pouco de força que ainda possuíam. Mogo já não sabia o que fazer. “Vocês devem estar me achando uma criatura aterradora, será que não entendem que podem confiar em mim?” Desesperado gritou. - Se eu tivesse uma chance de me transformar em pássaro só por alguns minutos, vocês veriam que eu estou realmente querendo salvá-los!

 Neste momento, o sino da igreja tocou e, um dos pássaros  transformou-se em anjo e perguntou a Mogo: - Agora você entende por que Deus precisava transformar- se em homem?

E ajoelhando-se na neve, chorando, Mogo respondeu: - Agora eu entendo, JESUS veio como homem e viveu entre nós para que entendêssemos o seu amor. Feliz natal amigos leitores, e que todas venham se encher do amor de JESUS neste natal.

Ajuste seu foco para o objetivo, e não para a circunstância

“Cada sonho que você deixa pra trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir”. Esta é uma  frase de Steve Jobs, e retrata a imensa quantidade de sonhos que são enterrados antes mesmo de ser planejados. Já ouvi várias histórias de pessoas frustradas que deixaram de lado o que realmente as faria feliz por ouvir a opinião dos outros.

Certo dia tive o prazer de conhecer uma história que retrata a vida de um homem que era muito rico e tinha cinco filhos, quando morreu os cinco foram ler o testamento e dizia que as terras pertenceriam apenas aos quatro filhos mais velhos, deixando o mais jovem apenas com uma carroça. Os amigos dele vieram dizer que injusto, seus irmão ficaram ricos com a morte do seu pai e você continuou pobre. Ele respondeu, se é bom ou se é mau só o tempo dirá. Passou um tempo e os quatro irmãos venderam as terras, dividiram o dinheiro gastaram e todos ficaram pobres, enquanto isso o mais jovem arrendou terras, trabalhou e comprou as suas e ficou rico, os amigos vieram de novo falar, você viu seus irmãos estão todos pobres e agora você está rico que sorte, o jovem respondeu, se é bom ou se é mau só o tempo dirá. Passou o tempo e veio uma peste e deu uma perda em sua plantação deixando ele pobre de novo, e lá vem seus amigos dizendo que azar, agora você perdeu tudo, que mau e ele respondeu, se é bom ou se é mau só o tempo dirá. Nisso ele criou uma forma de plantio inovador que fez ele recuperar tudo o que tinha e ficar dez vezes  mais rico e lá vem os amigos de novo e o resto da história você sabe.

Mas para concluir, independente de como esteja a sua situação hoje e o fato ocorrido em sua vida, não se apavore pois se o mesmo é bom ou mau o tempo dirá. Levar esta frase como disciplina irá te deixar mais forte em qualquer situação de sua vida que DEUS permitir você ficar exposto. Então levante a cabeça e lute, porque o segredo da vida não está na circunstância e sim na força que você tem de se levantar e ir em busca do próximo objetivo.

“Comunicação, a alma do negócio!”

Quando você lê um texto, um livro ou a própria bíblia o que tem compreendido? Você já ouviu falar que a boca fala do que está cheio o coração? Eu creio que entendamos tudo da forma como dentro de nós também está! Talvez seja este o mistério, pois a leitura é como um artista que pinta o seu quadro, o que realmente tem valor é o que você entende da obra ao invés de ser a mensagem que tentou ser transmitida através dos pincéis que pelas telas deslizavam ou pelos dedos que nas teclas datilografavam. Um obra escrita tem o mesmo sentido, você só receberá a mensagem se estiver aberto a ela.

Uma breve oração pode ser o primeiro passo para um novo entendimento.

Palavras simples que podem fazer toda a diferença na hora de receber uma mensagem. Toda obra é feita para causar seu impacto, mas precisamos nos colocar na posição de recebedores, para que a comunicação seja compreendida de forma simples.

Uma boa recomendação é iniciar a leitura de livros positivos, ou intensificar a leitura de alguns que até esquecido estão, pegando pó, principalmente a bíblia, pois desta forma você irá agregar muita informação incorporando ao seu vocabulário para facilitar o entendimento tornando a comunicação mais eficaz. 

O ditado diz, para um bom entendedor meia palavra basta, mas eu prefiro dizer que um bom comunicador basta falar meia palavra que será entendido. Pois quando se trata de comunicação, não é o que se diz que importa, mas o que a outra pessoa entende. Caso você esteja do outro lado, sendo a pessoa que ouve mas não entende nada, tente começar a leitura novamente, mas antes, se permita relaxar seu coração e fazer uma simples oração, e peça ao Pai celestial que te de sabedoria para interpretar qual mensagem ele tem para você com a leitura deste artigo, mas que em apenas meia palavra se manifeste todo seu potencial que irá facilitar a sua comunicação tanto como emissor da informação quanto de recebedor e faça da comunicação a alma do seu negócio e do seu dia a dia.

A esperança é imortal

Quando você achar que não há mais esperança clame a DEUS, sabe aquele ditado que diz que “a esperança é a última que morre” na verdade está errado pois a esperança é DEUS e sabemos que Ele é o início o meio e o fim, portanto ele não morre, logo a esperança é imortal pois quando o fim chegar a esperança não será mais necessária pois não haverá mais ninguém que precisará dela.

Certa profissional perdeu espaço em seu segmento por sua função não ser mais necessária, a mesma não conseguiu se reinventar e começou a passar por dificuldades, clamou a DEUS e teve paciência para aguardar uma resposta sobre o que deveria fazer para novamente encontrar seu propósito de vida. Certo dia teve que vender todos os bens que adquirira até então, e quando restaram somente 10 reais na carteira teve fome,  foi até uma lanchonete e pediu um lanche, o mesmo veio em um prato cortado em 4 partes iguais, quando orou e foi iniciar sua refeição avistou 3 mendigos que estavam pedindo comida no balcão, o moço da lanchonete pediu para eles se retirarem, mas a mulher os acolheu em sua mesa, e ofereceu as outras 3 partes do cheese, uma  para cada um, no final eles agradeceram e pediram se ela queria uma oração, ela se constrangeu e disse que ela é quem deveria orar por eles, em forma de agradecimento eles deixaram para ela uma moeda grande e antiga. Quando saiu, ao sentar-se no banco de uma praça para ler o jornal viu um anúncio onde ofereciam 1 milhão de reais para quem encontrasse a moeda da foto, era o último item que faltava para um colecionador. Ela colocou a mão no bolso e vendo que era da moeda que ela tinha no bolso que falavam, procurou imediatamente o endereço do anúncio e recebeu a recompensa. Voltou a lanchonete para procurar os pobres mendigos e os retribuir, mas quando lá chegou perguntando por eles o moço do balcão lhe entregou uma carta deixada pelos mesmos no dia do ocorrido, e na carta dizia assim: “É assim que DEUS age, quando você não tiver mais esperança e achar que tudo acabou clame a DEUS e aceite seu filho, ele te recompensará e te dará a esperança de um futuro melhor”.

O Ciclo que se renova

Tudo em nossas vidas se renova, no passado era o que dava certo, depois entrou a modernização, mas com o passar do tempo volta o que antigo já estava e se torna moderno novamente. Um exemplo disso são as barbearias retrôs, que hoje tomaram conta das avenidas e principais pontos das cidades, antigamente cada vila tinha um barbeiro onde homens iam fazer sua barba e cabelo, com o passar do tempo “barba bem feita era barba raspada”, aí entrou os salões de beleza e cabeleireiros em alta, mas voltado muito ao público feminino, pois se tivessem que se sustentar por barbas feitas “morreriam de fome” e hoje a moda da barba voltou e junto com ela os barbeiros. A necessidade cria a demanda.
Outra coisa que eu percebi que voltou a moda foram as viagens de ônibus, no passado era só o que tinha praticamente pois poucos tinham condição de ter um carro e viagem de avião era só pra elite da sociedade, aí passou o tempo e as pessoas migraram, compraram seus carros, optaram por avião pois ambos se tornaram possíveis ao bolso da população, mas aí novamente se percebe que o tempo passa e o ciclo se renova, e o que está em alta novamente é a necessidade por viagens de ônibus, por vários fatores, um deles é trânsito, outro é segurança, conforto e descanso, pois com a necessidade as próprias empresas de ônibus se modernizaram e fizeram veículos mais ergonômicos, até empresa com setor cabine cama tem para viagens longas, onde a poltrona é individual e você entra literalmente dentro de uma cabine e além do banco reclinar 100% ainda conta com um apoio horizontal para as pernas.
Creio que num futuro muito em breve os trens irão voltar a ser coadjuvante principal de nosso transporte, aqui mesmo em nossa cidade de Farroupilha eu confio que a ligação serra através da ferrovia vai acontecer pois como o ciclo se renova podemos esperar o que já não estava mais nos planos se tornar uma de nossas principais necessidades novamente.

O amor ao próximo, é o cumprimento da lei

Amamos as pessoas simplesmente porque temos amor para dar, não devemos amar porque a pessoa nos fez bem ou é alguém da família, a palavra de DEUS diz que JESUS em seus ensinamentos aos apóstolos resumiu os 10 mandamentos em apenas 2, o primeiro é amar a DEUS acima de todas as coisas, isso quer dizer que devemos amá-lo apenas por ele ter nos dado a oportunidade de viver, por ter nos escolhido para ter uma chance de construir uma vida e nos dar pessoas para cuidar, e o segundo mandamento é amar ao próximo como amamos a si mesmos, este então é o resumo verdadeiro que o amor habita dentro da gente e não na da atitude do próximo para com nós. Mas como assim? Vou explicar, amar ao próximo resume por exemplo aquele mandamento que diz “Honra teu pai e tua mãe”, pois qual cidadão de entre vós que ama o próximo deixará de amar pai e mãe que foi quem nos concebeu? Ou resume também aqueles outros 3 mandamentos que dizem desta forma e em sequência “não matarás, não adulterarás, não furtarás”, ou qual dentre vós que estão lendo este artigo e tendo amor abundante em seu coração irá tirar a vida de alguém, não apenas vida física mas também a emocional, pois uma frase que diga de forma equivocada pode matar o sonho de um amigo próximo ou familiar, ou até mesmo uma traição no mandamento do adultério que pode destruir uma família matando o sonho de ser feliz ao lado de quem ama e roubando a esperança de ambos e até de si mesmo pois quem ama, não rouba a ninguém e nem a si mesmo. Podemos até falar de outros dos 10 mandamentos que são “não dar falso testemunho contra o próximo, não cobiçar a casa e nem a esposa do próximo” mas isso levará ao mesmo raciocínio de quem tem amor no coração não precisa se preocupar com nenhum destes pois não os fará.
Por este motivo devemos levar a lição de que precisamos amar ao próximo pelo que somos e não pelo que o outro tem a nos oferecer, sem escolher raça, cor e etnia pois quem tem amor no coração e o tem em abundancia DEUS habita com ele.