Aos 105 anos, dona Annicta comemora a vida e vê revitalizado o imóvel que marcou sua história
Exemplo de fé, dedicação à família e empreendedorismo, a matriarca da família Bortolossi festeja a longevidade enquanto a antiga moradia e comércio da família passa por completa revitalização histórica

Adriana Lins
Dona Annicta Carelli Bortolossi completou 105 anos de vida no dia 19 de janeiro, consolidando-se como uma das figuras mais longevas e representativas da história familiar e comunitária do Município. A comemoração foi marcada pelo encontro dos filhos, genros e noras, netos e bisnetos, em um momento marcado pela emoção e pelo reconhecimento de uma trajetória singular.
Nascida em 1921, dona Annicta construiu uma história marcada pelo pioneirismo. Em 1941 casou-se com Arminio Avelino Bortolossi, e da união nasceram os filhos Renato, Elisabete e Roberto. O casal dedicou a vida ao trabalho no ramo calçadista, atividade que não apenas sustentou a família mas, também, contribuiu de forma significativa para o fortalecimento do comércio local.
Após o falecimento do esposo em 1966, Annicta assumiu sozinha o negócio familiar em uma época em que poucas mulheres ocupavam espaços de liderança no comércio. Diante do desafio ela seguiu à frente da loja com determinação e responsabilidade, tornando-se exemplo de mulher precursora e corajosa. Para a família, a fé sempre foi o alicerce dessa força e o que lhe deu coragem para viver um dia após o outro.
Hoje, como mãe, avó e bisavó, Annicta é reconhecida como referência de vida, amor ao próximo e respeito, valores que atravessaram gerações e permanecem vivos na família Bortolossi. Nesse contexto, a residência onde ela viveu grande parte de sua vida ocupa papel central em sua história. Foi naquele imóvel que criou os filhos e onde também funcionou, por muitos anos, na parte inferior, a tradicional loja de calçados da família.
- Mais do que uma casa, o espaço se tornou referência no comércio de Farroupilha e símbolo do espírito empreendedor de uma época em que trabalho e vida familiar se misturavam no mesmo endereço. O imóvel passou a integrar a memória afetiva e econômica do Município.
Com o passar dos anos, a edificação sofreu as marcas naturais do tempo e das condições climáticas, o que levou à realização de uma ampla reforma recente. O trabalho teve como principal objetivo a preservação das características arquitetônicas originais do imóvel, aliando conservação histórica e revitalização. As intervenções incluíram a atualização das instalações elétrica e hidráulica, recuperação do assoalho original, de parte do forro e do telhado, além da troca de aberturas.
- Também foi mantida a estrutura do antigo depósito localizado nos fundos, respeitando a configuração original do espaço.
O engenheiro Renato Tartarotti foi o responsável técnico pela reforma. Segundo ele, o projeto teve forte valor simbólico e afetivo. “Trata-se de um imóvel com grande representatividade na história do Município e que faz parte da minha infância. Lembro que minha mãe nos levava, eu e minha irmã, para comprar calçados ali. Dona Annicta foi uma grande empreendedora para a época, e essa recuperação é muito importante não só para a família, mas para todos nós, farroupilhenses”, destaca.
Para o engenheiro, mais do que uma obra, o trabalho resultou na revitalização de um espaço que conta muitas histórias e hoje se renova, abrigando novamente um comércio e, na parte superior, uma residência. Atualmente, o imóvel mantém sua vocação empreendedora. A parte superior segue residência, enquanto o térreo abriga um novo comércio, no setor gastronômico, o Ikiru Sushi Bar, reafirmando a importância do ponto para a atividade econômica e social, em umas as principais vias da cidade, a Júlio de Castilhos.
Aos 105 anos, Annicta permanece como referência de amor ao próximo e consciência do bem. Seu legado permanece vivo não apenas nos valores transmitidos às gerações da família Bortolossi, mas também nas paredes e na história da casa que ajudou a construir e que agora se projeta para o futuro.




