Centro de Atendimento Integral Teotônio Vilela exalta a arte e a expressão
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Os alunos da turma F do turno da manhã do Centro de Atendimento Integral Teotônio Vilela viveram uma experiência cultural completa ao mergulhar na literatura de cordel e transformar a sala de aula em um espaço criativo de poesia, arte e expressão. O projeto uniu pesquisa, técnica, criatividade e muito envolvimento dos estudantes. O primeiro cordel foi produzido coletivamente, permitindo que todos colaborassem na criação das estrofes iniciais e compreendessem o funcionamento da métrica e da musicalidade típicas do gênero. Depois dessa experiência inicial, os alunos se organizaram em duplas para desenvolver cordéis autorais, aplicando o que haviam estudado e exercitando sua criatividade.
Para garantir autenticidade ao trabalho, a turma estudou de perto as métricas do cordel, analisou ritmo, rimas e estrutura, além de assistir a vídeos explicativos de professores especialistas. Como parte do processo de formação, as primeiras estrofes do cordel coletivo foram enviadas, via Instagram, a um professor nordestino Fagner Araújo, que contribuiu com orientações valiosas. O projeto também integrou artes visuais: os alunos produziram ilustrações utilizando a técnica de isoporgravura, criando imagens que dialogavam com os cordéis produzidos. As obras literárias e artísticas foram reunidas em um jornal escolar, cuja organização, diagramação e montagem ficaram a cargo dos professores envolvidos no projeto.
- Entre versos, imagens e descobertas, a Turma F, enquanto no período da integralidade, viveu um processo enriquecedor, trabalhoso e ao mesmo tempo divertido, fortalecendo o contato com a cultura popular brasileira e ampliando sua experiência criativa.
