Grupo MS consolida liderança no setor de guindastes

.

Fundado em 2017, o Grupo MS, uma empresa de Farroupilha que se tornou potência no mercado de guindastes, anunciou um crescimento de 76% no último ano. Empresa jovem, com ambições claras: se tornar a maior do segmento de guindastes da América Latina, um objetivo que está sendo rapidamente alcançado no Brasil, como focaram desde o início da jornada da empresa seus CEOs, Gleison da Cruz e Gilberto Sonaglio Junior. A empresa farroupilhense atribui parte de seu sucesso e estabilidade ao investimento contínuo em equipamentos Trumpf, líder global em soluções de alta tecnologia para máquinas-ferramenta e laser.

A parceria

O relacionamento de Gleison com a Trumpf começou antes mesmo da fundação do Grupo MS, onde ele já admirava a marca como referência de qualidade no mercado. Após um período inicial de terceirização, a busca por um parceiro de equipamentos chegou na empresa alemã. “A gente tem que tentar achar uma Trumpf, porque é máquina que a gente não vai se incomodar”, relata o CEO. A primeira aquisição, uma TruLaser Série 3000 usada, provou o valor da decisão, entregando velocidade e precisão que superavam as expectativas. Essa máquina acompanhou a empresa em sua fase inicial até ser substituída.

Com o rápido crescimento, o Grupo MS decidiu dar um salto de qualidade, adquirindo um equipamento novo. O investimento estratégico mais recente é a TruLaser 1060 fiber, que solidificou a capacidade produtiva da empresa e marcou um novo patamar de excelência. O equipamento, escolhido após uma análise de portfólio, tem 12 kW de potência e uma mesa de seis metros de comprimento. Gleison diz que a decisão de investir no equipamento foi guiada pela confiança.

“Nós entramos com o processo de comprar uma nova máquina. Quando a gente mandou o nosso cadastro para a Alemanha, ele foi aprovado. Bom, se confiaram em nós, nós temos que pegar, né? E a gente fez a aquisição da máquina nova”, comenta Gleison. A chegada da TruLaser gerou um impacto positivo: “Chegar uma carreta com uma máquina zero fez um barulho muito grande em toda a região. Esse equipamento fez muita diferença no nosso crescimento. Quando você fala para o mercado que tipo de máquinas você tem dentro de casa, a conversa muda”, destaca o CEO.

“O divisor de águas é não ter problema”

Para o Grupo MS, o foco está na longevidade do negócio. Gleison enfatiza que a qualidade Trumpf garante que os equipamentos acompanhem a empresa por 15 a 20 anos. Um exemplo disso é a máquina anterior, que foi vendida em 2022 e “corta 19 milímetros como nenhuma outra máquina chinesa corta até hoje. O divisor de águas é não ter problema,” afirma Gleison, que também elogia o rápido e eficaz suporte técnico da Trumpf , muitas vezes resolvido remotamente. “A gente entende o porquê da qualidade ao visitar as fábricas, a complexidade que é o produto, o valor agregado. Olhar para equipamento desse nível e olhar para Trumpf , e conhecer a história por trás, é muito legal”, completa.

  • Na medida em que o Grupo MS continua seu ciclo de crescimento, a parceria com a Trumpf está firmemente estabelecida, com planos de futuras aquisições tanto para novas máquinas laser quanto para dobradeiras.
Gilberto Sonaglio Junior e Gleison da Cruz, CEOs do Grupo MS, em evento comemorativo da Trumpf