Lançado comitê de governança e empreendedorismo
Grupo reúne Sebrae, entidades locais e prefeitura e propõe ações para o desenvolvimento do município

Foi lançado na quinta-feira passada, dia 31 de outubro, o Comitê de Governança e Empreendedorismo de Farroupilha. A iniciativa, liderada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae) do Rio Grande do Sul, em parceria com entidades locais e a prefeitura de Farroupilha, tem como objetivo fomentar e facilitar o desenvolvimento do empreendedorismo e da inovação no município.
O comitê passa a atuar em três eixos: Educação Empreendedora; Desburocratização e Simplificação; e Inovação e Tecnologia. Para cada um, foi formado um grupo de trabalho, que propôs metas e ações e agora já passa a atuar. Os integrantes desses grupos receberam capacitação do Sebrae e, nas últimas semanas, trabalharam em propostas para a atuação do comitê, que foram apresentadas na cerimônia da semana passada. A expectativa é de que outros eixos sejam criados furutamente.
A gente construiu um grande grupo em Farroupilha. Tenho certeza que a gente vai trazer muitas coisas boas para o município, afirmou o presidente do Comitê de Governança e Empreendedorismo de Farroupilha, Marciano Zapalai. Presente à cerimônia, o prefeito, Claiton Gonçalves, lembrou da vocação empreendedora de Farroupilha, citou a crise econômica que afeta o Brasil e ressaltou a união de esforços representada pelo comitê. O que vocês fizeram aqui foi reinventar um futuro para a cidade, que está aplaudindo de pé, disse o prefeito.
União de forças
De acordo com o gerente regional do Sebrae Serra, Claudio Peiter, 25 municípios do Rio Grande do Sul terão seu Comitê de Governança e Empreendedorismo. Enquanto esperamos o governo resolver nossos problemas, culpamos os outros por nossos fracassos, estamos apenas nos somando aos problemas. Não temos intenção de abraçar o mundo, mas o firme propósito de pensar Farroupilha. Para Peiter, é preciso cooperação em prol do município. Estamos num momento diferente, avaliou. Não há mais espaços para andarmos sozinhos. É tempo de unir forças e ir à luta.
Educação
O eixo de Educação Empreendedora apresentou seu plano de ação voltado para três objetivos. O grupo pretende acompanhar ações de educação empreendedora e conhecer as iniciativas que já estão em desenvolvimento na cidade. Também vai trabalhar na capacitação de professores das redes municipal, estadual, federal e particular de ensino de Farroupilha. Os integrantes deste eixo também vão promover, em 2019, um ciclo de palestras sobre o tema na cidade.
Menos burocracia
O secretário municipal do Planejamento, Deivid Argenta, apresentou as propostas do eixo de Desburocratização e Simplificação na cerimônia de quinta-feira. O grupo vai mapear nas esferas do poder público gargalos causados por questões burocráticas que dificultam o processo de empreender na cidade. Também vai buscar a integração de sistemas de órgãos públicos, a ampliação da oferta de serviços pela internet, e defender a autodeclaração, em que empreendedores atestam que sua empresa atende aos requisitos para atuar, sem que seja necessário que o poder público efetue vistorias antes do início das atividades do empreendimento.
Coworking e Startup Weekend
O grupo responsável pelo eixo de Inovação e Tecnologia vai trabalhar pela criação de um espaço de coworking (ambiente compartilhado de trabalho para empreendedores e profissionais independentes) na cidade, com expectativa de tê-lo funcionando até o mês de abril de 2019. A proposta é que o espaço seja subsidiado por universidades que atuam na cidade, poder público e iniciativa privada. O grupo também pretende promover a Startup Weekend em Farroupilha em agosto de 2019.
________________________________________________________________________________________________
ESPECIAL POR
Eduardo kopp
eduardokopp@gmail.com
