Obras no trevo da ERS-122 com a RSC-453 começam nesta semana

Tramontina vai arcar com a obra em troca de isenção de impostos | Renato Dalzochio Jr | Especial Até o

Tramontina vai arcar com a obra em troca de isenção de impostos

| Renato Dalzochio Jr
| Especial

Até o fim do ano motoristas que utilizam o entroncamento da RSC-453 com a ERS-122 vão ter um alento para o trânsito no trecho. As obras de reformulação do trevo da Tramontina devem começar neste 1º de março.

A data foi definida em reunião no último dia 20, entre a direção da Tramontina e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fabiano Piccoli. A ordem de início da obra e contrato de parceria entre a Tramontina e a prefeitura vão ser assinados nesta sexta-feira, dia 26, às 9h, no gabinete do prefeito Claiton Gonçalves.

Inicialmente, a empresa arcaria com o projeto junto com a Trombini e a Soprano. A Trombini, no entanto, desistiu da parceria. Dessa forma, o município abriu uma chamada pública para realizar uma parceria com a iniciativa privada em troca do desconto em impostos.

Vale ressaltar que, como a Tramontina foi a vencedora da chamada pública e vai arcar com os custos orçados para o projeto, em troca vai receber 10% de desconto do retorno do ICMS ao município, em parcelas semestrais, pelo prazo de seis anos. O benefício entra em vigor a partir da conclusão das obras, que está prevista para setembro.
No decorrer desta semana o secretário Fabiano Piccoli atendeu a nossa reportagem e respondeu algumas perguntas a respeito da obra e de seu impacto na via. Confira aobaixo:

JF – O que será feito (elevada, túnel, apenas remodelação do trevo…)?
Piccoli – Será feita uma intervenção de melhorais para garantir a vida das pessoas que transitam por este trecho. Serão construídas duas ruas laterais, com a colocação de dois jogos semafóricos para garantir a segurança nos cruzamentos (aos moldes do cruzamento no shopping MartCenter em Caxias).

JF – Quanto vai custar a obra?
Piccoli – Os orçamentos foram feitos pela Tramontina e a previsão é de R$ 3 milhões de investimentos.

JF – Quando será concluída?
Piccoli – Previsão de 8 a 10 meses para execução do projeto. Início em 1º de março.

JF – Como fica o trânsito no período das obras? Será desviado até a Colombo?
Piccoli – A princípio, não haverá mudança no trânsito. Haverá sim, transtornos, mas não há previsão de fechamento da rodovia.

JF – Quem é o engenheiro responsável?
Piccoli – A empresa contratada para a execução da obra é a Dalfovo de Caxias do Sul. A escolha da empresa foi única e exclusiva da Tramontina.

JF – Quando a prefeitura vai passar para a Tramontina a rua ao lado? E quando será fechada?
Piccoli – Já foi feita a doação de parte da rua lateral para a Tramontina. Temos agora que aguardar a execução das obras para depois avançar na questão de fechamento deste trecho.

JF – Como fica a saída da Trombini?
Piccoli – Nada muda para a saída da Trombini.