Prefeitura e Defesa Civil Estadual definem ações para locais atingidos pelo temporal
O Centro de Monitoramento da Defesa Civil do Rio Grande do Sul classificou, no começo da noite desta terça, como tornado o evento climático que atingiu parte da Serra e causou danos – mais severos – no interior de Farroupilha

Após o forte temporal de chuva e fortes ventos que atingiu Farroupilha no início da tarde desta terça-feira, 23 de dezembro, o titular da 9° Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil de Caxias do Sul, major Marcelo Almeida de Souza, esteve nos locais onde avonteceram danos causados pelo mau tempo. Ele esteve acompanhado de autoridades municipais e pelo coordenador da Defesa Civil Municipal, Fávio de Arruda Mezadri, além de responsáveis pelas forças de segurança municipais, como o Corpo de Bombeiros e a Brigada Militar.
Um dos pontos mais atingidos foi a Vila Rica, que teve 15 casas destelhadas, além de danos severos na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Chesini que foi destelhada quase totalmente e teve alagamentos na parte interna. Na região foram registradas quedas de árvores e da rede de energia. O prefeito Jonas Tomazini destacou a presença da Defesa Civil em Farroupilha e disse que, apesar da proporção grande dos estragos, não houve pessoas feridas.
“Tivemos estragos de grande monta em diversas partes da cidade e do interior mas, felizmente, sem nenhuma pessoa sendo atingida. A mobilização rápida de equipes com o Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e a Defesa Civil Estadual foi determinante para ações rápidas fossem realizadas. Vamos avaliar os estragos e iniciar o planejamento para a reconstrução e apoio às famílias que necessitarem”, disse. Ele ainda falou que os moradores que tiveram casas atingidas foram realocados em casas de familiares ou amigos. .
- Além de Vila Rica, houve o registro de uma árvore caída na Rua Pedro Antonello, no acesso ao bairro 1º de Maio, situação equacionada pelo Corpo de Bombeiros com apoio da a Ecofar.
- Outra árvore caiu em uma estrada na comunidade de São Luiz.
- Já bairro Imigrante as equipes atenderam ao destelhamento em uma residência e em um prédio residencial, ambos na rua Luis Sebben.
Atenção
- Conforme a Defesa Civil Estadual, a previsão é que ao longo desta quarta-feira, 24 de dezembro, ocorram instabilidades com chuva moderada a pontualmente forte, em praticamente todo o Estado.








