O GRANDE PASSO – Suas metas te ajudam ou te atrapalham?

Não vamos colocar meta. Vamos deixar a meta aberta, mas, quando atingirmos a meta, vamos dobrar a meta. É com

Não vamos colocar meta. Vamos deixar a meta aberta, mas, quando atingirmos a meta, vamos dobrar a meta. É com essa frase histórica, peculiar e um tanto quanto confusa da ex-presidente Dilma Rousseff que iniciamos o nosso quarto texto da série O Grande Passo.

Provavelmente você já enfrentou esse problema. E sim, vamos chamar de problema mesmo, pois o que deveria vir pra conseguirmos alcançar uma solução geralmente acaba se tornando um problemão. 

Isso acontece por uma sucessão de falhas que todos nós cometemos por estarmos mergulhados nos desafios e processos gerais da empresa no dia a dia. Falta de metas claras, ilusão com metas impossíveis, equipe não comprometida, falta de compromisso para alcançar a meta, prazos e processos mal definidos são apenas poucos exemplos. Provavelmente você identificou alguns desses problemas na sua empresa. Acredite: isso é absolutamente muito comum. Geralmente nas primeiras conversas com um cliente isso fica muito claro.  

E como construir uma meta consistente para atingir seus objetivos? Leve em conta esses cinco pilares para revisar a estrutura das suas metas ou, até mesmo, criar novas.

1. Sua meta deve ser específica. Você tem que ser claro no que precisa ser conquistado para você poder chegar no objetivo. É aquilo e ponto. Preto no branco.

2. Ela deve ser mensurável. Você precisa ter como avaliar o andar da carruagem pra poder verificar se está conseguindo ou se vai precisar rever suas ações.

3. Ela deve ser alcançável. Não adianta colocar metas fora da curva e que você sabe que não vai conseguir cumprir. Ser coerente evita frustrações e te motiva a dobrar a meta quando você a alcançar.

4. Ela deve ser relevante. Sua meta deve ir ao encontro do propósito, da filosofia e das principais demandas da sua empresa. Não gaste suas energias com metas que não te ajudarão a crescer e alcançar seus objetivos. Concentre-se no que precisa ser feito.

5. Ela deve ser temporal. Deve ter data para acontecer. Deve ter prazo para ser cumprida. Se você não der prazo, não estará dizendo quando isso tem que acontecer.

E por fim: é preciso ter resiliência. Depois de estipular suas metas, vai fundo. Não desanime. Agora citando José de Alencar, o sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis. 

A GRANDE PERGUNTA:
Seus negócios apresentam objetivos claros e metas consistentes? Você sente que talvez esteja crescendo de forma mais lenta por não conseguir atingir resultados e deixar escapar oportunidades?

 

O GRANDE PASSO
Em agosto participe dessa experiência! Uma imersão que ajudará você a olhar para alguns detalhes importantes para o desenvolvimento da sua empresa e dos seus negócios. Que te possibilitará montar novas estratégias em busca das soluções de alguns desafios que sempre foram deixados para depois. Reserve sua vaga! 

E-mail: aleferson@gmail.com ou whatsapp: 54.99161.7877