Saudade

Hoje é uma sexta-feira mais doce, mais terna pelo o que se comemora: Dia dos Avós! Quisera eu ter meus

Hoje é uma sexta-feira mais doce, mais terna pelo o que se comemora: Dia dos Avós! Quisera eu ter meus quatro avós por perto, como tive o privilégio de tê-los na infância e até boa parte da vida adulta. 

Marcaram-me de um jeito especial e hoje, os trago comigo, reverenciando a memória de cada um deles em determinadas ações que aguçam minhas lembranças. 

Os avós fazem isso: influenciam nossa personalidade, o modo de enxergar algumas situações da vida. São uma categoria muito especial da qual descendemos, herdando deles muito mais que semelhanças genéticas.
Penso nos meus avós, nos avós das minhas filhas, que enfrentam a dor da perda recente de dois deles. Por mais doloroso que seja – e realmente é porque o amor passa a existir somente dentro de cada uma – é o caminho natural: a partida dos mais velhos primeiro.

Pior é entender quando esta ordem é invertida, como aconteceu com os pais do casal que sofreu o acidente na estrada nesta semana, deixando a criança de três anos órfã. Como estarão os corações destes avós? Como suportar tamanha tragédia, que tira a breve vida dos filhos? Tantas questões capazes de demonstrar nossa falta de entendimento diante dos acontecimentos! Oro para que encontrem algum conforto e muita força que os faça prosseguir.

Às vezes, os ventos contrários sopram com tanta força, que temos a impressão de que seremos arremessados ao chão, sem a menor condição de levantarmos.

Em algum momento da vida iremos experimentar o conceito de que nos tornamos mais resistentes conforme enfrentamos as dificuldades que aparecem. Resiliência cara.

Bom seria se nossos amores ficassem para sempre ao nosso lado, evitando a descoberta do sabor indescritível das perdas, se pudéssemos amadurecer sem dor. Acredito que deva existir um lugar onde seja possível esta utopia. Tenha o nome que tiver, é para lá que quero ir depois desta experiência humana. E espero encontrar meus afetos. Todos eles.

Por enquanto, sabedoria para a evolução. A todos nós.