Você e a Bíblia – Capítulo 64: O grande convite

Somos convidados para muitas coisas. Alguns convites, aceitamos na hora. Outros, precisamos conversar com a família ou pensar um pouco

Somos convidados para muitas coisas. Alguns convites, aceitamos na hora. Outros, precisamos conversar com a família ou pensar um pouco mais sobre o assunto antes de aceitar. Aceitar o convite para um jantar pode nos alegrar, ou entristecer, por algumas horas. Entretanto, aceitar o convite para trocar de emprego ou mudar o ramo de atividade de um negócio pode nos alegrar, ou entristecer, por muitos anos.

Como temos o livre-arbítrio, podemos aceitar ou recusar qualquer tipo de convite. Na verdade, tudo que aconteceu até agora nas nossas vidas se baseou em convites que foram aceitos ou recusados por nós. Por terem o livre-arbítrio, Adão e Eva, mesmo sendo alertados diretamente por Deus, pecaram. Eles aceitaram um convite para descumprir uma regra de Deus, na promessa de que eles ficariam iguais a Deus. 

Como a promessa foi mentirosa, Adão, Eva e todos os seus descendentes passaram a enfrentar sofrimentos e a conhecer a morte física. Essas coisas ocorreram e nós continuamos enfrentando as consequências disso, porque o pecado deles nos afastou de Deus. Mas existe um grande convite, cuja aceitação pode mudar a nossa vida na terra e também após nossa morte física.

Isaías 65.1-2 descreve: “O Senhor Deus disse: ‘Eu estava pronto para atender o meu povo, mas eles não pediram a minha ajuda; estava pronto para ser achado, mas eles não me procuraram. A um povo que não orou a mim, eu disse: ‘Estou aqui! Estou aqui!’’”. E em Apocalipse 3.20 está escrito: “Escutem! Eu estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa, e nós jantaremos juntos.”.

Esses convites de Deus podem chegar até você de diversas formas. Se nunca havia chegado, pode ser que Deus esteja utilizando este texto para lhe convidar. Deus conhece o seu coração, que é o primeiro órgão que se formou em você. O coração também é o único órgão que o câncer nunca afetará.

Deus não costuma mudar de ideia quando ele convida, escolhe alguém e abençoa, conforme Romanos 11.29: “Porque Deus não muda de ideia a respeito de quem ele escolhe e abençoa.”. Deus e Jesus ficam tristes quando as pessoas não entendem e não aceitam seus convites, como está escrito em Lucas 19:41-44: “Quando Jesus chegou perto de Jerusalém e viu a cidade, chorou com pena dela e disse: Ah! Jerusalém! Se hoje mesmo você soubesse o que é preciso para conseguir a paz!”.

E continuou: “Mas agora você não pode ver isso. Pois chegarão os dias em que os inimigos vão cercá-la com rampas de ataque, e vão rodeá-la, e apertá-la de todos os lados. Eles destruirão completamente você e todos os seus moradores. Não ficará uma pedra em cima da outra, porque você não reconheceu o tempo em que Deus veio para salvá-la.”.

Como Deus é Pai, ele deixa este convite em aberto para as pessoas. Mas este grande convite possui prazo de validade, conforme descreve a Bíblia Sagrada. A aceitação ao convite proporciona a vida eterna, mesmo após a morte física. Sua recusa proporciona a morte eterna, que é a segunda morte.