Você e a Bíblia – Capítulo 67: É preciso Crer para Ver

Todas as pessoas que Jesus Cristo curou tinham como um dos seus objetivos mostrar os poderes de Deus para outras

Todas as pessoas que Jesus Cristo curou tinham como um dos seus objetivos mostrar os poderes de Deus para outras pessoas, que não tinham fé. O ditado popular que diz “é preciso Ver para Crer”, foi criado por seres humanos sem fé, e, portanto, não serve para as coisas de Deus. Na perspectiva de Jesus Cristo, o Filho do Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo, esse ditado deve ser invertido, ou seja, “é preciso Crer para Ver”.

Neste sentido, as coisas que Jesus fez quando veio para a terra tinham o objetivo de “sacudir” as pessoas, para que vendo o próprio Jesus agindo e curando, elas não tivessem mais argumentos para não acreditar nele e em Deus. Além disso, outro objetivo de Deus foi inspirar pessoas que viveram e viram de perto tudo que Jesus fez, a registrar por escrito o que viram, para que você eu tivéssemos acesso ao texto, que vale para toda a eternidade, conforme 1Pedro 1.25: “mas a palavra do Senhor dura para sempre”.

Todo o Novo Testamento bíblico foi escrito por pessoas que viveram e viram Jesus agindo. Deus guiou os autores a escreverem, porque o sacrifício de Jesus não será feito novamente. Ele foi o sacrifício definitivo. A cura de um leproso é a primeira cura que é destacada no livro de Mateus. A lepra na Bíblia é um termo amplo que inclui a própria lepra e várias doenças de pele, que são detalhadas nos capítulos 13 e 14 do livro de Levítico.

Quem tivesse lepra não podia viver entre as demais pessoas, e era rejeitado por isso. Então, a primeira cura de lepra, realizada por Jesus, é relatada em Mateus 8.2-3: “Então um leproso chegou perto dele, ajoelhou-se e disse: Senhor, eu sei que o senhor pode me curar se quiser. Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: Sim, eu quero. Você está curado. No mesmo instante ele ficou curado da lepra.”. E assim, tudo de anormal que estava na pele daquele homem foi curado. E ele saiu contando e mostrando para as pessoas que não acreditavam que Jesus é o Filho de Deus.

A cura relatada na sequência é a do empregado de um oficial romano, conforme Mateus 8.5-8: “Quando Jesus entrou na cidade de Cafarnaum, um oficial romano foi encontrar-se com ele e pediu que curasse o seu empregado. Ele disse: Senhor, o meu empregado está na minha casa, tão doente, que não pode nem se mexer na cama. Ele está sofrendo demais. Eu vou lá curá-lo! — disse Jesus. O oficial romano respondeu: Não, senhor! Eu não mereço que o senhor entre na minha casa. Dê somente uma ordem, e o meu empregado ficará bom.”. 

E, neste caso, Jesus disse, conforme Mateus 8.10: “Quando Jesus ouviu isso, ficou muito admirado e disse aos que o seguiam: Eu afirmo a vocês que isto é verdade: nunca vi tanta fé, nem mesmo entre o povo de Israel!”. E segundo Mateus 8.13: “E Jesus disse ao oficial: Vá para casa, pois será feito como você crê. E naquele momento o empregado do oficial romano ficou curado.”. Essas foram apenas duas curas feitas por Jesus Cristo que estão relatadas na Bíblia. Dessa forma misteriosa, mas efetiva, Deus pode aliviar qualquer coisa que esteja lhe afligindo neste momento, através de Jesus. Basta acreditar e pedir direto para a fonte de todas as curas.