A foto que não existe

Vem aí o Dia das Mães!Em meus exercícios de relaxamento, vagando entre os quadros das redes sociais, deparei com a

Vem aí o Dia das Mães!
Em meus exercícios de relaxamento, vagando entre os quadros das redes sociais, deparei com a mensagem:
Trabalho para o Dia das Mães do meu filho de 3 anos: a bendita foto minha grávida que não existe.
O que fazer? Xingar a escola pela tarefa inapropriada? Tachar os outros de insensíveis?
O que destelha a adoção não é a falta da foto.
Uma mãe recortou, na altura da barriga, um círculo da sua camiseta. A filha vestiu a camiseta com a mãe. A cara da filha ocupou o buraco recortado. Pronto!, feita a foto da mãe grávida.
A adoção é criativa. Futuros pais adotivos, se querem fotos da gravidez, fotografem-se esperando os filhos! A espera gravídica, com ou sem barriga, é cheia de encantamentos fotografáveis.
Se no Dia dos Pais a escola pedisse uma foto dos pais grávidos, alguém acharia inoportuna a tarefa? Será que os pais engravidam também? É possível fotografar um pai grávido? A barriga estará mais para barril de chopp do que para feto, mas a gravidez estará ali.
A boa gravidez se confunde com a paternidade e a maternidade. A embriologia não dura nove meses. Dura a vida toda e vai além, se propaga no sol, não faz as mesmas coisas todos os dias. Dá vontade de encostar. Participa do silêncio dos outros.
Fotografem-se, futuras mamães, ao lado do telefone esperando uma ligação! Fotografem-se no curso preparatório! Fotografem-se mães! Há que se preparar os caminhos da chegada! Só assim haverá fotos para testemunhar uma gravidez diferenciada. Toda a gravidez é única e inesquecível. A bendita foto grávida existe se for feita a tempo. Mas se alguém esqueceu, não tem problema. O que importa não são as fotos. O que importa é o filho, o pai, a mãe, são os avós: este telhado é resistente. A foto importante é aquela estampada por dentro. As demais são supríveis, embora sejam bonitas.
Vem aí o Dia das Mães! Fotografem as mães por dentro. É como se fosse um poema encartado num círculo da camiseta. É tudo o que se necessita.