Conselho Tutelar

Vem aí eleições para o Conselho Tutelar! É um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar

Vem aí eleições para o Conselho Tutelar!

É um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

Cabe a todos, com prioridade absoluta, garantir os direitos fundamentais da criança e do adolescente. Um elo desta corrente passa pelo Conselho Tutelar. São suas atribuições: atender as crianças e os adolescentes; atender os pais; aplicar medidas de proteção; zelar para que não haja infração contra os direitos da criança e do adolescente; assessorar o Poder Executivo; representar, em nome da pessoa e da família, para que os meios de comunicação sejam educativos, artísticos, culturais e informativos; representar ao Ministério Público, para efeito das ações de perda ou suspensão do poder familiar.

Se o elo, chamado Conselho Tutelar, não zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, facilmente a corrente se romperá.

A escolha do Conselho Tutelar é determinante para estabelecer a forma como se zelará pelos direitos infantis.
São os conselheiros que alimentam as atividades do Ministério Público e do Judiciário. Se eles forem bons, haverá ganhos fundamentais. Ganhos fundamentais na infância e na adolescência são tudo de bom para não chorar, no futuro, o leite derramado.

São as crianças e os adolescentes que constroem a pessoa. É uma tarefa infantil, mas cabe aos adultos oferecer um ambiente adequado para que a construção seja boa. É um caminho sem volta. Aqui se semeia, aqui se colhe.
Todos podem e devem votar na escolha dos conselheiros. É preciso informar-se, conhecer os conselheiros e saber a relevância das bases para uma construção segura. O futuro é agora. A proteção integral passa por um Conselho Tutelar diligente e zeloso.

Votem! Votem bem! Votem com prioridade absoluta!

A criança e o adolescente agradecem. Todos agradecem. A empreitada é árdua, mas cheia de encantamentos.