Há uns dois mil anos …

A distância entre o que se pensa, o que se diz e o que se vive é longa. O embuste

A distância entre o que se pensa, o que se diz e o que se vive é longa. O embuste e a mentira, muitas vezes, calçam as botas. Muita linguiça tem sido usada para amarrar cachorro.
Um certo homem, chamado Jesus, há uns dois mil anos, passou por aqui. Muitos dizem segui-lo até hoje. Ele viveu e pregou, segundo o relato dos Evangelhos, o amor, a paz, o perdão, o respeito e a igualdade.
Diversas religiões pretenderam apropriar a sua vida e o seu ensinamento. Reportaram e reportam-se a ele com letra maiúscula (Ele), mas aprenderam pouco do que ele falou e viveu.
Em seu nome, ao largo dos séculos, dizimaram 'hereges' e índios, escravizaram negros e arquitetaram guerras. Vergonha!
A saga continua. Até hoje, a maioria das religiões fundadas em Jesus não aceita a igualdade entre homens e mulheres. Só homens são pastores, padres, bispos e papas. Mulheres não ocupam a liderança destas religiões e não consagram. São relegadas a um segundo plano. Definitivamente, parte considerável da humanidade fugiu das aulas de interpretação da fala e da vida de Jesus.
Muitos juram de mãos e pés juntos que o seguem. Oram incessantemente. Mas, sem nenhum constrangimento, dizem que: “Bandido bom é bandido morto”. Olvidam que Jesus foi levado à cruz com dois criminosos. A um deles, falou: “Hoje você estará comigo no paraíso” (Lucas 23:43). Ele próprio foi condenado por ser criminoso e blasfemar.
– Ele é culpado e deve morrer! Crucifica!
Buscam nas entrelinhas o que lhes interessa. Sem remorsos, julgam o que é moral ou imoral. A maioria destas religiões, até hoje, vê a homossexualidade como pecado. Alguns jogarão pedras neste escrito pelos simples fato de dizer que a homossexualidade é uma condição de vida igual à heterossexualidade. Dirão que não são preconceituosos. Dizem respeitar, mas acham nojento dois homens andarem de mãos dadas ou duas mulheres se beijando em público.
Não sei o que Jesus diria da economia, da justiça, da previdência, do trabalho, da proteção ambiental e da posse de armas.