O Farroupilha
ODAIR MATOS
Na vida ou a gente ganha, ou a gente aprende

“Preste atenção na corrida, não fique olhando para os adversários”. Esta frase eu disse para minha filha Ana Luíza de 05 anos de idade esta semana quando estávamos jogando uma corrida no vídeo game.

Sabem que a vida dos pais nesta parada das aulas é de responsabilidade quando se trata de aproveitar o momento para ensinar. Como a criança não vai para escola e praticamente não sai de casa o dia todo, ela fica com energias redobradas. Então cabe aos pais se movimentar para criar métodos e edificar o ensino, minha esposa Pâmela gosta de imprimir na internet atividades que remetem ao que nossa filha estaria estudando neste momento e aplica diariamente uma ou duas destas atividades. Eu quando estou em casa, além de fazer a comida que amo, gosto de estar dedicando um tempo aos meus filhos, o mais novo de 1 ano de idade, Mathias, não se preocupa tanto, gosta de correr para lá e para cá atrás de nós acompanhando tudo que a gente faz. Agora a Ana Luíza está na fase agitada, como teve um mês praticamente para pegar o ritmo de aulas e de repente agora dois meses parada, tem que gastar as energias em algum lugar, e os hormônios do crescimento estão em ascensão, mesmo o nosso não estando com tanta energia assim, precisamos encontrar motivação e criatividade para suprir o gasto do mesmo de nossos filhos.

Mas o ensinamento não vem apenas na hora das atividades que suprem a escola, também na manifestação das atitudes diárias, e creio que as crianças prestam muita atenção no que os pais dizem, ou fazem, naturalmente. Então durante o nosso futebol lá fora, eu gosto de deixar ela fazer uns gols, vibrar e ter sentimentos de vitória, mas também gosto de virar o placar e fazer ela perceber que na vida também podemos ter momentos de derrota, mas mesmo assim encontrar forças de continuar e seguir em frente. Uma frase que aproveitei para ensiná-la durante o nosso futebol foi: “quando você perde, é aí que você ganha”. Pode ser que hoje ela não entenda, mas irá gravar em seu subconsciente que na vida ou ganhamos ou aprendemos.

O plano de voo

Todo avião quando sai do aeroporto deve ter em poder do comandante o plano de voo. Nele detalha cada item da viagem, desde a decolagem até a chegada ao destino, a que altura deve voar e quantos graus deve virar a aeronave para ela tomar o curso correto. Lembrando que este mesmo plano pode ser ajustado durante a viagem, caso a torre encontre no radar algum obstáculo, como corrente de vento ou tempestade, esta pode ordenar ao comandante que desvie o curso, ou até que fique dando voltas no mesmo lugar até a tempestade passar. Podemos comparar a nossa vida a uma grande e longa viagem de avião, e nela nós somos o piloto, e mesmo tendo autonomia e podendo mexer no manche, existe um plano que levará para um lugar seguro a nossa aeronave, que transporta toda a nossa vida, nossa família e os nossos sonhos. Mas precisamos da torre, que é DEUS fazendo os ajustes necessários para a nossa segurança.

“Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo”. Esta palavra encontra-se no livro de Tiago 4:13-15 e mostra muito a realidade em que vivemos, antes da pandemia íamos para lá e para cá, cada um com seu negócio, buscando suas coisas materiais, e agora que temos que conviver com restrições, será que paramos para ouvir a torre? O SENHOR nos fala nesta passagem que não sabemos o que sucederá no dia de amanhã, pois somos como neblina que logo se dissipa. 

Creio que o ser humano tem uma capacidade incrível de fazer negócios, desenvolver empresas, vender suas mercadorias e conquistar o mundo, mas a própria bíblia fala em Marcos 8:36: “Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” Creio com DEUS em segundo plano podemos ir longe, mas se ELE for o nosso plano principal, aquele que ajusta o nosso curso até mesmo antes da turbulência, podemos alçar os voos mais altos.

A armadura de DEUS

Por várias oportunidades já ouvi algumas pessoas dizerem que “quem morre na véspera é o peru”, mas quando a sombra da morte começa a pairar pela televisão, não ouço um sequer repetir a mesma. A bíblia nos fala e nos encoraja em vários momentos a respeito de reagir com fé as ameaças impostas pelas nossas mídias, vamos falar de uma história que testa a fé de 3 homens, e essa se encontra no livro de Daniel 3, ela relata fatos muito parecidos com os dias de hoje. O rei da Babilônia, Nabucodonosor, assusta o povo dizendo que quem não se curvar a estátua de ouro ao toque de qualquer sinal de música será lançado imediatamente na fornalha de fogo ardente. Eis que surgem Sadraque, Mesaque e Abede-Nego que se negam, eles afirmam que, se o DEUS que eles servem quiser, os salvará da fornalha de fogo. O rei então ordena que seus servos ascendam a fornalha e pede para atar os 3 e jogá-los lá dentro, ambos são salvos da fornalha de fogo, e o próprio rei diz, bendito seja o DEUS destes homens que os livrou da fornalha.

Se compararmos, podemos dizer que o rei é a mídia de hoje em dia, que quer nos assustar sempre buscando motivos para botar pavor no povo, ao invés de acalmá-los. A fornalha de fogo pode ser comparada a notícias de latrocínios que aumentam consideravelmente, ou outras notícias que queimam a paz do povo, como o vírus que se alastra rapidamente e todos que pegar irão queimar até a morte.

Agora a pergunta que eu faço é: Porque algum ser humano acha que para obter a salvação irá ser retirado da prova? Se os mais especialistas afirmam que o vírus que anda por aí atingirá 80% das pessoas. Então isto quer dizer que a grande maioria vai ser provada? E porque o pavor? O aluno estuda durante o ano para chegar na prova e resolver as questões para ser aprovado, eu não conheci nenhum que passou de ano desviando dela.

Esteja pronto e fortalecido, não deixe de usar máscara e álcool em gel para cumprir a lei, mas vista-se com a couraça da justiça, o escudo da fé, o capacete da salvação e a espada do espírito Efésios 6:11-17.

Há pelo menos um objetivo para cada homem nesta terra!

Você já sabe qual o seu propósito? Se preocupa em descobrir qual é? Quando está fazendo algo por si mesmo se sente tão feliz e realizado quanto quando está fazendo algo pelos outros? Se a vida se trata de servir o próximo e fazer por ele o que faria por você mesmo eu creio que esta ligação é a que deixa o ser humano mais perto da palavra “propósito”.

Um filme marcante baseado em um livro chamado “Até o Último Homem”, conta a história de Desmond T. Doss, um médico do exército americano que, durante a Segunda Guerra Mundial se recusa a pegar em armas. Durante a Batalha de Okinawa ele salva cerca de 75 homens. Desmond é de família cristã, e na infância quase perdeu seu irmão em uma brincadeira onde lhe acertou uma pedrada. Após o incidente acabou ficando traumatizado, e como a bíblia fala nos 10 mandamentos em não matar, ele acaba pegando este como propósito de vida, e ao ir para a guerra quase é expulso do exército por não querer pegar em armas, mas isto faz dele um herói, e acaba tornando-o o principal homem do pelotão ao salvar tantas vidas e por várias vezes quase acaba pagando com sua própria vida para cumprir o seu propósito.

E o que estamos fazendo para cumprir o nosso? Esta semana participei de um grupo familiar onde o irmão Sérgio disse algo que me tocou, falou que a muito tempo parou de orar por bênçãos e passou a orar por propósito. Será que quando colocamos nossa cabeça no travesseiro e conversamos com DEUS estamos fazendo o mesmo, ou apenas ficamos pedindo e agradecendo por bênçãos? O mesmo completou que não tem medo de morrer sem realizar os seus sonhos e sim de morrer sem cumprir o seu propósito.

Vamos buscar cumprir o nosso, seja ele qual for, para quando chegarmos junto do Pai e este abrir o livro da vida lá encontre o meu e o seu nome. Sabendo que não somos seres naturais vivendo uma experiência espiritual e sim seres espirituais vivendo uma experiência natural, creio que se há aqui nesta terra um só objetivo para o ser humano, este é de cumprir o seu propósito. 

Decida estar na lista dos vencedores

Sabe que é na dificuldade que surgem as oportunidades, se estamos acostumados a desistir nas provações devemos lembrar que precisamos passar por elas com êxito para sermos aprovados.

Uma história que retrata que a vitória vem sempre na persistência, e normalmente após um ou mais tombos na carreira é a de Oprah Winfrey, a maior apresentadora da televisão americana chegou a ser demitida de uma emissora no início de sua carreira. No começo da década de 1980, Oprah trabalhava como âncora de um jornal do canal WJZ-TV, a TV local da cidade de Baltimore, do estado de Maryland. Segundo seu chefe, ela se deixava envolver demais nas histórias que contava em seu programa e, por isso, foi mandada embora. Poucos anos depois, em 1986, seu talk show, o Oprah Winfrey Show, começava a ser exibido em cadeia nacional. O programa foi renovado até à 25ª temporada e rendeu à apresentadora muitos prêmios de reconhecimento, inclusive sua primeira aparição na lista da revista Time de pessoas mais influentes do mundo. Além desta, Oprah passou a figurar também em outro importante ranking: o dos mais ricos do mundo. Segundo a revista Forbes, o patrimônio da americana é de US$ 1,4 bilhão.

Isto que falei é de uma história americana, mas quando eu cursei técnico em eletrônica industrial pela ETFAR, o professor da época Clóvis Rolin, natural de Ijuí RS contou que o destaque do campeonato brasileiro na lateral direita do Grêmio aquele ano Felipe Mattioni havia sido reprovado no peneirão do São Luiz de Ijuí, a persistência o levou a Porto Alegre, e logo que estourou em sua carreira foi vendido ao Milan da Itália por nove milhões de reais.

Nossa vida é semelhante a uma sala de aula, durante o trimestre o professor ensina, mas na hora da prova ela se cala, com DEUS eu creio que funciona da mesma forma, é na provação que temos a oportunidade de sermos aprovados, então se você está em um momento de prova e está chamando pelo professor e ele não pode te ajudar neste momento, fica tranquilo que eu creio que ele está fazendo a avaliação para quando aprovado te colocar na lista dos vencedores.

Encontre a harmonia para o lar

A briga no lar sempre se manifesta por causa do ego, alguém quer comandar, dizendo “eu estou certo” e cutucando o ego do outro que também quer afirmar que está certo. Mas as escrituras nos ensinam que já está pré-definido quem do lar lidera e quem deve entrar em submissão, o que isto em muitas vezes fica distorcido causando a confusão. Um exemplo é a passagem de 1 Pedro 3 que inicia dizendo, “mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido”.  A palavra submissão, distorcida por muitos, não tem nada a ver com obedecer a ordens ou algo assim, ela apenas quer dizer que as mulheres devem estar debaixo do mesmo objetivo que o marido tem para o norte que a família deve tomar. Mas no mesmo capítulo de 1 Pedro, mais para a frente no versículo 7, fala sobre o marido, e diz que o mesmo deve viver a vida comum do lar com discernimento, e ainda complementa que deve ter consideração para com a vossa mulher e ainda ordena que deve a tratar com dignidade para que os mesmos recebam a graça de vida e que não sejam interrompidas as vossas orações. Resumindo diz que o homem deve ser fiel, amar e respeitar com integridade a vossa mulher, e buscando diariamente o propósito de DEUS para a vida conjunta do lar e não passar o dia buscando seus próprios interesses e desejos da carne.

Este que uma vez está no caminho certo deve liderar, e trazer segurança para a família, não deve se omitir quanto ao que vê e por medo, ou outro fator, deixa de falar e peca por não assumir o seu papel de líder “empurrando com a barriga” muitas coisas aflorando assim na mulher a sua deficiência, e esta acaba pecando por se intrometer, ou seja, fazendo uma parte que não é dela e que em vez de auxiliar a resolver o problema, acaba criando outro.

Lembrando que só tem intromissão se houver omissão. Este que de fato deixo a leitura do livro de 1 Reis capítulo 21 para quem se fizer necessário ler, e isto, poder dar o direcionamento. Com sabedoria e discernimento devemos buscar o caminho correto para que não haja contendas no lar, e a cada dia podermos experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de DEUS para edificar a vida de nossa família.

É hora de tomar a decisão correta

Quem nunca tomou uma decisão equivocada segundo o momento que estava passando e esta trouxe complicações mais difíceis de sanar no longo prazo? Normalmente é assim, por impulso que desviamos do propósito verdadeiro por medo ou por falta de alicerce, e acabamos por pagar caro no futuro.

Esta turbulência que o mundo vive te deixa agitado? Deixa tranquilo ou preocupado? Dizer que é apenas um ou outro o sentimento que gera talvez seja mentira, pois não sabemos o que acontecerá no dia de amanhã, então isso certamente deve dar um friozinho no estômago. Mas sabe aquela frase que diz que o amanhã a DEUS pertence, creio que esta seja a melhor hora de utilizarmos ela com frequência, pois sabemos que após a tempestade vem a calmaria, mas como se conter e não criar uma ansiedade extrema neste momento.

Algumas vezes falei em meus artigos sobre montanha russa de emoções, e isto é preocupante quando a decida de ânimo é extrema, por isso digo, tenha calma que “tudo passa”. Coloque tua fé em DEUS que tudo pode, tem aquela frase bem conhecida que pode ser um ânimo, a mesma diz assim: “tudo posso naquele que me fortalece” esta que se encontra no livro de Filipenses 4:13.

Esta semana conversando com um amigo, ele disse que estava pensando em tomar algumas decisões, pois esta crise o estava colocando em dificuldades, eu falei para ele uma frase que depois fez com que o mesmo me agradecesse, nela eu disse assim: “apesar da decisão que tu tomes nesta hora, faça pensando na sua família e nos seus sonhos e não tome a mesma pensando no dinheiro, pois o dinheiro é uma solução de curto prazo para um problema de longo prazo”, a mesma eu digo para mim e para você, agora mais que nunca estamos em oportunidade de planejarmos nossos passos, que este seja no alicerce verdadeiro, que são os planos de DEUS para nossa vida.

Então para finalizar vamos levar este ensinamento a sério e aquietar o nosso coração, para que tenhamos sabedoria de tomar as decisões alicerçadas na verdade e no propósito e não por impulso para que não paguemos caro pelas mesmas no futuro.

Nem tudo é o que parece ser

Cada um escolhe ver apenas o que quer, ouvir apenas o que bem entende. Desta forma muitos posicionamentos políticos são formados dentro da sociedade. Eu lembro desde a minha época da escola, que os professores militavam dentro da sala, em busca de formatar a nossa geração para seus ideais, iam a greves em Porto Alegre RS e teve até uma que eu me lembro que foi para Brasília buscar seus direitos em uma manifestação e depois voltou, e em sala induzia os seus alunos a acreditar que o motivo que a fez lutar era o correto. Mas somente alguns colegas eram influenciados, eu não, me vejo até hoje seguindo apenas o que acredito e vendo ou ouvindo apenas aquilo que combina com o meu pensamento. Pode-se dizer que isto é bom, mas também que é muito ruim, pois demoro para abrir a mente para em algumas vezes acreditar em algo importante, e acabo sofrendo as consequências.

Talvez você consiga ver isso no grupo do whatsapp de sua família, ou talvez seja só na minha, existem alguns complôs entre as expressões das postagens, quem gosta só de um tipo de notícia se junta em comentários e expressões nas postagens que influenciam para seu lado e vice e versa. Eu mesmo só baixo imagens ou vídeos dos parentes que eu sei que compartilham algo parecido com que eu penso, mais ainda quando estamos em tempo de turbulência como agora nesta crise pandêmica. Na época da greve dos caminhoneiros foi da mesma forma e em outros momentos também.

O filme O Poço que está entre os mais assistidos da Netflix mostra exatamente a mesma coisa, em uma plataforma de 333 andares eles estão passando por uma provação de 2 em 2. Quando tentam quebrar o sistema que os alimenta convencendo os que estão acima ou abaixo a mudarem seus pensamentos e se unirem, acabam sofrendo vários danos e muita gente morre. Neste filme mostra um pouco do sistema comunista, que faz com que a classe que está embaixo sofra muito tentando conquistar o pão de cada dia, enquanto quem está em cima não está nem aí para os que estão embaixo, se fazendo de bonzinho e preparando comida para todos, não fazem nada para mudar, e quando se percebe que se der poder a uma pessoa, esta irá esmagar sem dó quem ficou embaixo.
 

A vitória está por vir!

Na mão de quem você quer confiar a solução para os piores problemas de sua vida? Governo? Teu chefe? Na tua mesmo? Ou na mão da opinião alheia que disputa por beleza ao expressar comentários filosóficos na internet?
A bíblia já nos fala em Jeremias 17:5 “Maldito o homem que confia no próprio homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do Senhor! ”. Quantos de nós estamos terceirizando para a pessoa errada a solução da pandemia que se instaurou no mundo e no nosso país? Hoje saiu a notícia que Israel tem quase 2mil casos do vírus, apenas 1 morte e este é um idoso com mais de 2 doenças já manifestadas anteriores ao Covid. E o detalhe é que Israel não fechou as portas e nem entrou em quarentena alguma.

Uma vez li em um livro a seguinte expressão: “o dinheiro é uma solução de curto prazo para um problema de longo prazo”. Devemos esquecer nossos problemas de curto prazo e nos importar com pensar no longo prazo. Diante deste cenário vemos muitos estarem pensando apenas no hoje, no curto prazo, e muitos ainda pensando apenas em seu umbigo, sem olhar um todo, o coletivo que é o mais importante nesta hora. Um exemplo é uma boa parte de funcionários pensando e dizendo “foda-se o patrão, eu quero ficar em casa para me proteger do vírus e quero meu salário e meus direitos e blá, blá, blá... aquela velha história de quem só pensa no seu umbigo e que a responsabilidade é do chefe e dos governos e ponto! A responsabilidade é de todos nós, é de cada um fazer a diferença nesta e em todas as horas!

Creio que DEUS tenha um plano muito completo para esta nação, e este é o momento que ele vai estabelecer e fortalecer a vontade DELE nas pessoas, por isso sejamos deste exército, que é o do SENHOR. Pois ELE não abençoa uma pessoa no individual para resolver seus próprios interesses, e sim ele abençoa o indivíduo para que este possa ser usado para multiplicar e abençoar no coletivo. Vamos orar e interceder por nossos empresários, que tenham sabedoria e tranquilidade para aguardar a turbulência passar e na calmaria direcionar a todos que neles confiam!

Preço é o que você paga, valor é o que você leva

Quantas vezes você já comprou algo pelo mais “caro” ou mais “barato”? Eu creio que a humildade não está em usar um produto medido pelo seu preço e sim em usar algo que você realmente gosta de usar.

Eu passei muito tempo julgando as pessoas pelo tipo de papel higiênico que elas usavam, ao entrar no banheiro dos outros se eu me deparava com um papel folha simples de pigmento escurecido eu já inconscientemente pré julgava aquele cidadão ou aquela família pensando que eles no ditado popular “vendiam o almoço para comer a janta”, “não comiam ovo para não jogar a casca fora”, “gringo mão de vaca” ou outras expressões de ditos populares que remetiam a pessoa gastar dinheiro com status, ou com o que aparece, mas no íntimo não passavam de pessoas com “status pelatus”. Mas não é essa a verdade. Eu por muito tempo da minha vida comprei papel higiênico folha dupla do mais top, aquele que aparecia o rolinho azul por dentro, ou a “pluma” impressa com sua marca no próprio papel, sendo que não gostava daquela folha lisa e me irritava quando o mesmo não durava 1 dia sequer. Hoje sou muito mais feliz usando o tradicional, e na minha opinião o mais simples e gostoso, sem status, rolo de 60m folha simples.

Então não julgue o próximo pela aparência, não é o que ele usa ou deixa de usar que vai dizer quem ele é, não coloque uma marca estampada no seu próximo pois com a mesma medida que medir é que será medido. Aproveite a vida e de importância ao valor que as coisas tem para você, e não ao preço.