Consumo com consciência
Nos tempos atuais praticamente tudo pode ser comprado. Bens materiais são os campeões da lista seguidos de produtos de uso
Nos tempos atuais praticamente tudo pode ser comprado. Bens materiais são os campeões da lista seguidos de produtos de uso pessoal e estético. O setor de beleza tem crescido cada vez mais e é cada dia mais comum vermos pessoas comprando cabelos, unhas, cremes milagrosos que reduzem medidas, que “queimam” gordura, diminuem as rugas e até mesmo rejuvenescem.
A era em que tudo pode ser comprado gera um vazio que tenta ser suprido cada dia mais pelas compras, não importam de que natureza sejam. E esse sentimento de que tudo pode ser suprido gera a sensação de que tudo pode ser trocado e que todos os problemas podem ser resolvidos dessa forma. Por exemplo, acordamos tristes com algo (e sim, acordamos tristes muitas vezes e a tristeza é natural) e pensamos: vou almoçar algo diferente para ficar bem. Daí você faz isso e pensa que tudo será resolvido. No dia seguinte algo acontece novamente e você pensa que precisa marcar um tratamento estético para se sentir mais feliz, e no outro precisa trocar de celular e assim vamos indo dia após dia sem refletir nas nossas escolhas sejam elas em compras ou em consumo diário ou até mesmo atitudes.
O mesmo até ocorre com as pessoas. Quando percebemos que aquele relacionamento ou que aquela amizade não andam tão bem ao invés de investir na melhora o que muitos fazem? Trocam. E de troca em troca vamos tendo mais vazios e mais insatisfações.
Fica a reflexão para quem estiver por aqui conectado com esse assunto: você pensa nas suas escolas e o motivo pelo qual as fez?
Devemos sempre lembrar que é natural nos sentirmos tristes, cansados, as vezes até deprimidos. Faz parte de nossa vida, está tudo bem se sentir assim por alguns momentos. Isso tudo passa quando entendemos o que está acontecendo com nós mesmos e não mascaramos comprando algo ou fazendo algo que é benéfico apenas para aquele momento.
Sempre pense antes de agir e procure se entender!
