O hábito faz a rotina…
Hoje quero compartilhar com os leitores da coluna algumas ideias e constatações sobre os nossos hábitos do cotidiano. Um desejo
Hoje quero compartilhar com os leitores da coluna algumas ideias e constatações sobre os nossos hábitos do cotidiano. Um desejo de muitas pessoas é ter uma vida saudável através de uma alimentação equilibrada e de exercícios físicos. Normalmente essa rotina de alimentar-se bem e de se exercitar já é difícil, então, imagina nos dias frios como nos últimos… Nós, humanos, somos campeões no quesito procrastinação. Deixamos sempre para depois…ou para amanhã, ou para a semana que vem. Amanhã eu vou para a academia, semana que vem eu começo a “dieta” e assim seguimos num verdadeiro tudo ou nada.
O exemplo da vida saudável que mencionei acima é o que mais ouço no meu cotidiano, mas podemos aplicar em praticamente todas as áreas: ler, estudar, aprender algo novo, guardar dinheiro, fazer uma viagem, etc. Sempre temos as desculpas na ponta da língua para justificar a nós mesmos (acredite, justificamos a nós mesmos) os motivos pelos quais não fizemos o que deveríamos ter feito. Hoje eu não estudei, mas amanhã eu compenso e estudo o dobro. Hoje eu vou comprar essa blusa, mas no mês que vem não vou comprar nada…e esse dia ou mês nunca chega. Por isso, separei duas dicas simples que podem ajudar você a transformar um hábito em uma rotina:
TUDO OU NADA
Essa máxima não funciona quando queremos mudar um hábito ou concretizar um objetivo. Vamos pensar no exemplo da atividade física (que mais sofre agora no frio). Geralmente pensamos da seguinte forma: não vou fazer nenhum exercício hoje, mas amanhã compenso. E o que acontece? O amanhã chega e você não faz nada novamente, ou, faz menos do que o previsto e se sente culpado. Qual é a solução? Valorizar as pequenas conquistas. Quando queremos chegar num grande objetivo, temos que começar com passos pequenos. Se você está sem tempo, mais valem 15 minutos de exercício do que nada. Se você não pode ir até a academia, que tal usar o horário do almoço e caminhar por 30 minutos? Não gosta de esteiras? Que tal aproveitar e ir trabalhar caminhando ou de bike? Mais vale um “meio tudo” do que um “total nada”.
OBRIGAÇÃO
Por qual motivo não encaramos as nossas metas e objetivos como obrigações? Vamos trabalhar todos os dias, cumprimos nossas tarefas no trabalho, na faculdade, mas na nossa vida muitas vezes deixamos para depois. Encare as suas metas como uma obrigação. No começo será uma obrigação mesmo (uma coisa monótona, cansativa) mas depois que virar uma rotina, você vai sentir falta se não fizer. Se você precisa estudar, determine x horas por dia para isso, e cumpra, assim como cumpre os horários no trabalho. Se você precisa correr 3km naquele dia, corra. Assim como você faz quando precisa entregar um trabalho na faculdade.
Todo o começo é difícil. Mudar hábitos é um dos maiores desafios que enfrentamos em nossas vidas. Estamos na nossa zona de conforto e mudar é difícil. Comece devagar e vá avançando dia após dia. Não tenha medo de ir devagar, tenha medo de estar parado. Coloque suas metas e objetivos no papel e todos os dias lute por eles. Eu sei que quando acordamos num dia super frio, cansados, a única vontade é de dormir um pouco mais. Mas, e se você tem um compromisso com a pessoa mais importante da sua vida? Por qual motivo deixa para depois? Faça agora e deixe para se orgulhar depois.