Pensar pequeno para pensar grande

Semana passada assisti a uma Live do Frei Jaime Bettega no Instagram. Foi um momento de reflexão, de “abrir os

Semana passada assisti a uma Live do Frei Jaime Bettega no Instagram. Foi um momento de reflexão, de “abrir os olhos” sobre várias coisas. Hoje quero levar aos leitores desse texto o mesmo sentimento que eu tive ao ouvir as sábias palavras do Frei.

Falamos que a pandemia veio para mostrar a todos que estávamos no caminho errado e que deveríamos repensar. Pois bem, praticamente todas as pessoas estão em isolamento, em casa, com suas famílias. Com tempo, muito tempo. Algo precioso na corrida rotina diária, não é mesmo? E esse tempo, como ele está sendo aproveitado? Você já fez algo “útil”? Você já melhorou alguma coisa em si mesmo? Não adianta apenas mudar o sofá de lugar e tirar dias e dias para uma “limpeza externa” pois o objetivo disso tudo é uma “limpeza interna”. Você está com medo de se encontrar e se conhecer novamente?

Todos estamos falando que o mundo não pode voltar ao normal pois justamente o normal era o problema. Falamos do mundo como se ele estivesse lá fora da janela da nossa casa. Você já pensou que o mundo somos todos nós? Qual mundo tem que ser melhor? Você não acha que o primeiro mundo a mudar deve ser o seu? O reflexo de cada um de nós irá mudar o mundo. A evolução de cada um de nós irá fazer com que o mundo evolua. É uma utopia pensar que tudo vai mudar se você continuar o mesmo. 

Agora sobre ajudar. Vamos ajudar uns aos outros. Vamos compartilhar com os que tem menos do que nós. Vamos unir forças, doar para os hospitais. Atitudes dignas e valoráveis. Mas e aquela ajuda com a pessoa que está ao meu lado? Não adianta muita coisa doar kgs de alimento para os mais necessitados e não ter empatia com a pessoa que mora com você, seja ela sua mãe, seu filho, seu marido ou esposa… enfim, quem quer que seja. A mudança vai começar com você. Se o mundo antes estava precisando de uma mudança, qual é a mudança que você vai fazer dentro do local que vive? Com as pessoas que convive? 
Talvez o maior erro desse isolamento seja pensar muito no externo e não pensar no interno. Nos sensibilizamos com as milhares de mortes pelo coronavírus ao redor do mundo e não conseguimos ter empatia com nosso vizinho. Vamos começar pensando pequeno. Isso mesmo, pensar pequeno para depois pensar grande. Vamos primeiro nos tornarmos melhores, cuidar das pessoas ao nosso lado e, depois que isso estiver bem resolvido, começamos a pensar no todo. Ajude as pessoas que você puder, mas não se esqueça de quem está ao seu lado. Melhore o ambiente que quiser, mas não esqueça do seu ambiente interno.