Luz para o nosso Natal

Nascida do adorno particular de uma artesã, a ideia das luminárias em PET para enfeitar os principais pontos da cidade está sendo materializada com o envolvimento de todos. O resultado promete encher os olhos e apagar as críticas pela decoração dos anos anteriores

Uma andorinha só não faz verão, a união faz a força… Algumas frases prontas poderiam ser utilizadas para resumir o sentimento que experimenta todo o pessoal envolvido na decoração de Natal deste ano em nossa cidade. Administração pública, entidades, comissão designada para a decoração, Clube de Mães, artesãs, população. Todos regidos por uma palavra: motivação. Vem aí um Natal repleto de luz para Farroupilha!
As atividades já estão intensas para a confecção das luminárias que enfeitarão os principais pontos do centro. Quem coordena tudo, novamente é a Rosane Felicetti, que desta vez, está bem feliz com a participação das entidades e consequentemente, com a disponibilidade de mais recursos para a expressão da criatividade que ela e sua equipe possuem. Natal é luz! Meu trabalho sempre foi respeitado por todos, mas a grande interrogação era exatamente a falta de iluminação. Neste ano, com a participação das entidades, acredito que a comunidade vai ficar muito satisfeita com o resultado que será entregue, afirma Rosane.

Ideia – O modelo de luminária que inspirou a criação dos adornos que logo veremos espalhados pela cidade, foi encontrado na casa da artesã Lúcia Menuzzi. Pesquisamos muitas possibilidades até que soubemos desta artesã, que trabalha com PET para enfeitar a própria casa e a rua do Loteamento Silvestre, onde mora. Ela nos emprestou a luminária que havia feito e tiramos o modelo. A ideia foi aprovada por unanimidade quando apresentada, explica Rosane.

Locais – Segundo ela, o objetivo é produzir 100 luminárias, sendo que 60 serão distribuídas no calçadão da Júlio de Castilhos e 40 na praça Matriz, que também será decorada com uma árvore de Natal de sete metros e meio, com iluminação LED, presépio e casa do Papai Noel. Estamos todos unidos neste trabalho. A comissão de Natal foi formada e dentro dela montamos grupos de trabalho. A população também está envolvida porque pedimos a participação na coleta das garrafinhas PET e acredito que a metade das 25 mil necessárias já foi arrecadada, menciona.
A arrecadação das garrafinhas brancas/transparentes de 500 ou 600 ml está sendo feita pelo Sindilojas.
Ainda na Praça da Emancipação, cada árvore será ornamentada pelas escolas municipais. Cada escola terá sua árvore para decorar, utilizando material PET, coletado por cada instituição. Além destes locais, o Parque dos Pinheiros terá shows nos finais de semana de dezembro e vamos decorar o espaço onde eles acontecerão também, antecipa Rosane.

Todos juntos – A previsão é de que em 15 de novembro, a decoração esteja nas ruas e para cumprir o planejamento, as etapas de confecção das luminárias estão a todo vapor.
Em um espaço dos pavilhões da Fenakiwi, o material arrecadado é limpo, cortado, furado. Os Clubes de Mães recortam as pétalas das flores nas quais são transformados os fundos das garrafinhas e o grupo de artesãs, que se mobiliza voluntariamente em duas tardes da semana, com transporte fornecido pela prefeitura, entra em cena para a confecção das luminárias.
Ao lado de Rosane, o companheiro de trabalho Ivanir Brustolin, a quem Rosane chama de Professor Pardal. Estamos muito motivados e unidos, afinal nosso objetivo é único. Estou com uma equipe maravilhosa e sei que não vamos decepcionar, diz Rosane.
Tudo certo para que entremos no clima mais esperado do ano. Mas para que ele seja pleno, a comissão de Natal deixa um convite. Convidamos a comunidade farroupilhense a se envolver e a participar, decorando suas casas e seus comércios também, menciona Rosane, lembrando também da importância da continuidade da colaboração com o fornecimento das garrafinhas que estão sendo utilizadas.
Finalmente, nosso Natal será iluminado!

TEXTO:
CLAUDIA IEMBO