Morre o fundador da rede de hotéis Dall’Onder

Elia Dall’Onder era um incentivador do turismo na Serra e tinha 92 anos

 A Capital Nacional do Vinho perdeu, na madrugada de quinta-feira da semana passada, um dos empreendedores do ramo de hotelaria da região.

O empresário Rodolpho Elia Dall’Onder, tinha 92 anos e estava internado no Hospital Tacchini há vários dias com princípio de pneumonia. Há dois anos ele sofreu um acidente vascular cerebral (AVC). Em decorrência da doença, sua saúde ficou debilitada. Elia era sogro do empresário Tarcísio Michelon, diretor superintendente da Rede Dall Onder de Hotéis e nasceu em 1919. Filho de Muller Dall'Onder e Maria Dallagnese Dall'Onder casou-se com Olga Grazziotin Dall'Onder, com quem teve quatro filhos: Ermelinda Dall'Onder Michelon, Carmen Dall'Onder Vasseur, Beatriz (falecida) e Elias Tadeus (falecido). Teve três netos: Maitê, Tárcio e Marcelo e quatro bisnetos: Bruno e Bianca Michelon Righesso, Lucas Michelon e Franco Michelon, além de Antônio Carraro Michelon, que deve nascer em abril de 2012.

Antes do seu envolvimento com setor hoteleiro, foi barbeiro, relojoeiro e integrou a banda de São Pedro (Bento Gonçalves). Em 1980 comprou o hotel Atlântida, hoje Dall'Onder Grande Hotel e em 2002 passou a integrar a administração do Dall'Onder Vittoria Hotel.

Na década de 70, enfrentou dois grandes baques: a perda em acidentes de trânsito de dois filhos: Beatriz e Elias Tadeu.

Elia Dall'Onder era torcedor do Esportivo, dizia que tinha o sonho de viver até os 100 anos e adorava passear de carro pelo roteiro turístico Caminhos de Pedra, visitar os hotéis e conversar com os funcionários. Tudo acompanhado das enfermeiras que, nos últimos meses, ficavam com ele 24 horas por dia.