Farroupilha recebe Prêmio Gestor Público Especial 2015

Na terça, comitiva liderada pelo prefeito Claiton recebeu honraria em solenidade realizada na Assembleia Legislativa do RS

Farroupilha foi agraciada na noite de terça-feira, 10, com o Prêmio Gestor Público Especial 2015, maior honraria do evento de mesmo nome, que avalia e reconhece publicamente os melhores projetos das administrações públicas municipais do Rio Grande do Sul. A iniciativa é da categoria dos Auditores-Fiscais da Receita Estadual do RS, representados pelo Sindifisco-RS e pela Afisvec. Neste ano mais de 80 municípios participaram, inscrevendo 170 projetos na área de educação e tecnologias.

O projeto vencedor Educação Digital no Fazer pedagógico, apresentado por Farroupilha, vem sendo trabalhado desde 2014, através do Programa do MEC-Proinfo. Seu principal objetivo é oferecer a educação digital aos professores da rede municipal de ensino. Para isso, diversas ações foram implantadas pela Secretaria Municipal de Educação. Uma delas foi a criação do Núcleo de Apoio tecnológico de Farroupilha (NATFAR), local onde os docentes atualizam seus conhecimentos, repassando-os de forma adequada aos alunos da educação infantil até o nono ano. O diferencial em relação a outros municípios, é que a capacitação é ofertada dentro da carga horária dos professores.

Além disso, a prefeitura, através da Secretaria, oportuniza momentos de socialização nos encontros presenciais; propõe atividades voltadas à sala de aula como o uso da lousa digital; promove oficinas práticas, pedagógicas com softwares específicos; oportuniza fóruns de discussões, entre outras atividades.

Feliz com a conquista, o chefe do executivo Claiton Gonçalves, falou da satisfação em receber o Prêmio. Nesta noite recebemos a honraria com a certeza que o destaque vai para Farroupilha e toda nossa comunidade. Com a andança deste projeto estamos qualificando professores, pessoas especiais, os grandes protagonistas desta conquista. Mais de 6 mil alunos já podem usufruir da interdisciplinaridade que as tecnologias digitais proporcionam.

Atualmente 90% dos professores da rede municipal passam pela formação em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Para 2016 o projeto continua com a previsão de ampliação e novos equipamentos, assim como a implantação da plataforma Moodle (ambiente virtual de aprendizagem), que será disponibilizada aos alunos com o objetivo de facilitar a aprendizagem.

O evento com o tema Proteção à infância e à adolescência foi realizado no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS. Neste ano, 84 municípios gaúchos inscreveram 170 propostas.