Os planos para 2018 continuam…

           Marcos Ricardo Pretto, Diretor da Faculdade CNEC Farroupilha e do Colégio CNEC Farroupilha Angelo Antonello

           Marcos Ricardo Pretto, Diretor da Faculdade CNEC Farroupilha e do Colégio CNEC Farroupilha Angelo Antonello
         
           Toda vez que chega o final de um ano e início de um Ano Novo é muito comum uma parada para fazer algumas reflexões daquilo que realizamos e não realizamos; dos projetos e objetivos alcançados, das correções de rumos a serem feitas e estipular novas metas e objetivos. Tudo com intenção de se ter uma meta; uma motivação! E aqui aproveito uma fala do Frei Jaime Betega, dos Padres Capuchinhos, quando nos colocou certa vez que, cada um de nós deve buscar uma motivação (um motivo para a ação) e que cada um de nós, dentro de si, é responsável por isso!
           Neste sentido, a cada ano, mesmo que de forma não estruturada e muitas vezes de forma mental, procuro estabelecer alguns objetivos profissionais e pessoais para o ano, de modo a seguir em frente!
           Assim, para 2018, estando à frente do Colégio CNEC Angelo Antonello e da Faculdade CNEC Farroupilha, compartilho alguns deles.
          Melhorar a estrutura do Colégio com abertura da piscina, difundir mais a qualidade e riqueza do Sistema de Ensino CNEC aos pais e aprimorar ainda mais a reconhecida qualidade dos serviços educacionais prestados pelos nossos professores.
         Na Faculdade, consolidar ainda mais os atuais cursos já oferecidos, obter o reconhecimento do Curso de Engenharia de Produção com uma boa avaliação do MEC, estender e ofertar mais cursos e programas de extensão que sejam de interesse da comunidade de Farroupilha, ainda mais agora que, com a portaria nº1.349, publicada no Diário Oficial da União em 19/12/2017, a Faculdade CNEC Farroupilha foi qualificada como Instituição Comunitária de Ensino Superior (ICES), o que aumenta a responsabilidade na condução de programas permanentes de extensão, na qualidade e na atuação voltada à formação e desenvolvimento dos alunos e da sociedade como um todo.
         No âmbito familiar, a exemplo de anos anteriores, tenho planos de efetuar mais uma viagem ao exterior com a família de modo a propiciar novas experiências e conhecimento aos meus filhos e, também, apoiar meu filho Arthur em importante fase de transição e decisão para Curso Superior.
Para tudo isso, sinto-me particularmente motivado!
 

         Fernanda Maria Francischini Schmitz, professora e diretora do campus universitário da UCS em Farroupilha 
         
         Para 2018, como cidadã, espero que possamos aproveitar a oportunidade decorrente das eleições para estabelecermos um novo rumo para o Brasil.
        Em termos profissionais, este ano será especial para o Campus Universitário de Farroupilha, onde vários projetos significativos, que foram discutidos e elaborados durante os últimos três anos, serão colocados em prática.
        Começaremos o ano letivo com a implementação de uma grande reestruturação nos planos pedagógicos dos cursos ofertados pela unidade, com foco nas metodologias ativas de aprendizagem. Nesta nova forma de ensinar e aprender, o aluno assume um papel fundamental na gestão de seu percurso formativo. Este projeto passa tanto pela formação especial dos professores quanto pela adaptação do espaço físico utilizado pelos acadêmicos, refletindo em diferentes ambientes de ensino, pesquisa, extensão e inovação.
       Também será implementado, em conjunto com as ofertas presenciais, o polo de educação a distância, com a oferta de novos cursos nas modalidades EAD e semipresencial, que possibilitará a otimização de tempo e recursos contribuindo para que um maior número de pessoas possa chegar a universidade.
       Outro projeto que se pretende concluir em 2018 é a implementação da incubadora empresarial com vistas ao incentivo e desenvolvimento de empresas com vocação inovadora.
       No decorrer de 2018, ainda teremos várias atividades disponibilizadas à comunidade em comemoração aos 25 anos da regionalização da Universidade de Caxias do Sul bem como da implementação do Campus em Farroupilha, que se deu no mesmo ano.  

        Veridiana Argenta Scapinelo, nutricionista, sócia-proprietária da empresa Nutrilife Consultoria e Treinamento em Nutrição, presidente da Associação Farroupilhense de Nutricionistas e presidente do Conselho Municipal de Saúde

        Tenho como metas para este ano poder manter minha rotina de trabalho, além de promover mais enfoque em minha empresa, a Nutrilife, com os produtos que produzimos para festas e eventos.
        Tenho certeza que um dos meus desafios será o de me manter no ritmo intenso de trabalho, pois faço frente a várias áreas de trabalho, além, é claro, de estar sempre em busca de aperfeiçoamento e de conhecimentos para colaborar na busca de uma melhor qualidade de vida para as pessoas. Digo para meus clientes e pacientes que luto junto por esta causa, abraço a ideia e não desisto.
         Tenho a consistência de que uma boa estratégia é focar no que se propõe, um dia após o outro. Vivendo cada momento como o seu.
        Outra ambição é poder manter algum trabalho voluntariado. Entendo que estamos nesta vida por algum propósito e quero cumprir com o meu. Por isso busco sempre estar com minha família, que é minha base, meu porto seguro e minha força.