O Farroupilha
  1. Home
  2. Notícias

Por: Claudia Iembo

Unificada - CNEC Farroupilha centraliza gestão e cursos em um só lugar

Unificada - CNEC Farroupilha centraliza gestão e cursos em um só lugar
Todos os níveis de educação (Foto: Claudia Iembo)

Tempos atípicos carregam consigo um potencial tremendo de tomadas de decisão. Processos que antes eram apenas ideias, se concretizam e sinalizam possibilidades ainda mais promissoras. No endereço do Instituto Cenecista Ângelo Antonello (Icaa) – Rua Paulo Broilo, 342 - ficarão unificados todos os níveis de educação da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC), com o objetivo de transformar a faculdade em um campus avançado do Centro Universitário de Bento Gonçalves, assim que sair a autorização oficial do Ministério da Educação e Cultura.

“A transferência da faculdade para o prédio do colégio não é apenas uma indicação da mantenedora CNEC de Brasília, mas uma necessidade local para que a instituição sobreviva com a diminuição de custos e cresça com a otimização de resultados”, explica o Coordenador Pedagógico Jorge Thums.

Segundo Thums, a centralização administrativa no local que apresenta ampla e completa estrutura faz parte do princípio da instituição de “primar pela formação de qualidade do aluno”. “Neste ambiente o aluno terá uma percepção mais clara da sua vida acadêmica, podendo sair pós-graduado e além disso, teremos autonomia administrativa e financeira, o que vai proporcionar a oferta de mais cursos, como os da área da saúde, que já existem em Bento Gonçalves desde 1998”, complementa.

Exatamente para aulas dos cursos de saúde é que as salas do prédio da Rua 14 de Julho ficarão destinadas e a manutenção delas, conforme afirmação do Coordenador Pedagógico, será pequena. 
Criada em 1943, pelo professor Felipe Tiago Gomes, a Campanha Nacional de Escolas da Comunidade é uma rede de ensino que possui instituições educacionais em 18 estados e no Distrito Federal. Ao todo são 112 colégios, 18 faculdades, dois centros universitários, 56 polos de Educação à Distância, uma editora e uma gráfica.

Tamanha força conquistou seu espaço em Farroupilha, especialmente com a unificação das unidades. “Hoje estamos unificando também as bibliotecas e otimizando os espaços, aqui vai ser possível montar uma estrutura de laboratórios com o melhor das duas unidades. 1 + 1 aqui vai ser mais que 2 em termos de qualidade, de instrumentos de laboratórios. Temos salas montadas com o que há de melhor no mercado: lousas digitais, equipamentos multimídias, disponibilizando aos alunos plataformas e tecnologias que permitem um melhor aprendizado”, assegura o coordenador de cursos Marcos Pretto.

 

Acompanhando a tendência

“A escola tradicional morreu. Houve uma ruptura e em nível mundial esta é a nova tendência. O modelo de estudo individualizado à distância, no qual o resultado depende exclusivamente do aluno, está cada vez mais forte e hoje temos disciplinas nacionais dentro da rede, o que quer dizer que o aluno tem o melhor profissional do país dando aula para ele”, diz Thums, ressaltando a evidência do professor multidisciplinar, seguida da consequência natural de alguns profissionais que não se modernizaram terem perdido seus empregos.

O processo de migração está acontecendo e em curto espaço de tempo  tudo estará unificado para proporcionar todas as vantagens aos alunos. “Uma estrutura distribuída de forma mais lógica é melhor aproveitada e com isso todos ganham”, finaliza o Coordenador Pedagógico.

Tempos atípicos, decisões inteligentes. 

 

Da educação infantil à pós-graduação

A Rede Cenecista oferece aprendizado da educação infantil à pós-graduação, com a missão de “Desenvolver conhecimento para a vida”.

Muito além do material didático impresso e digital, o Sistema de Ensino CNEC inclui plataforma de aprendizagem digital, materiais multimídia, aplicativos educacionais, ferramentas e jogos digitais, programa de avaliação e de desempenho, além de assessoria pedagógica e de suporte ao professor e ao estudante.

Considerando os impactos da pós-contemporaneidade na escola, com sujeitos que já nasceram em um ambiente pleno de tecnologia, e o potencial de autotransformação das instituições, o Sistema de Ensino da CNEC é responsável por fomentar uma educação inovadora em um tempo sem fronteiras para o conhecimento. Por isso, está disponível à equipe docente e discente, como forma de aprimorar seus conhecimentos: a Plataforma Digital, a Plataforma Alexandria, o Projeto CNEC Cidadania, o CNEC Talks, o Esquenta Enem (9º ano ao E.M.), o Noas (jogos digitais), a Biblioteca virtual, o Aplicativo de Correção de Redações, Videoaulas gratuitas para o Ensino Médio, Contraturno para alunos de 3 a 10 anos com: Oficina Maker, Oficina de Culinária, Esportes, Inglês, lanche e almoço.

 

Faculdade

A Faculdade CNEC Farroupilha oferece cursos de: Administração de Empresas, Licenciatura em Pedagogia, Bacharelado em Direito, Bacharelado em Engenharia de Produção, CST em Processos Gerenciais e CST em Gestão de Recursos Humanos.

A partir de 2013 passou a ser Polo de oferta de EAD da Faculdade Cenecista de Osório (FACOS), os cursos de Graduação de: Pedagogia, CST em Processos Gerenciais e CST em Gestão de Recursos Humanos. No ano de 2017 o Polo passou a oferecer também outros 8 Cursos de Graduação e hoje conta com 18 cursos de Graduação na modalidade EAD, além de 10 cursos de Pós-graduação. 
A Faculdade CNEC Farroupilha alcançou a Nota 4 no índice Geral de Cursos (IGC), o que a coloca entre as melhores Instituições de Ensino do País.